Livro de contos de Guimarães Rosa é tema de debate no Clube de Leitura Amigos da Prosa e Poesia, em 9/11

3 de novembro de 2021

Depois do moçambicano Mia Couto é a vez do mineiro Guimarães Rosa (1908-1967), com seu livro “Primeiras Estórias”, entrar no centro do debate do novo Clube de Leitura Amigos da Prosa e Poesia da Apamagis. O encontro será realizado virtualmente na próxima terça-feira (9/11), às 19h, com presença do escritor Nelson de Oliveira.

Associados podem se inscrever enviando nome completo e número de celular para clubedeleitura@apamagis.org.br. O evento é gratuito e não será gravado.

Em “Primeiras Estórias”, o autor de “Grande Sertão: Veredas” apresenta 21 contos nos quais personagens em situações cotidianas questionam os mistérios da vida e fazem reflexões sobre a morte.

Os neologismos de Rosa, tão marcantes em sua produção literária, também estão presentes na obra, fazendo com que o leitor mergulhe no Brasil profundo, no universo do sertanejo.

Assim como acontece no Clube de Leitura da Apamagis, criado há três anos, a magistrada Danielle Martins Cardoso faz a mediação e abre o evento com perguntas direcionadas ao convidado. Ao final, todos os participantes podem também fazer seus questionamentos e comentários.

O escritor Nelson de Oliveira

Convidado
Nelson de Oliveira, convidado, é escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou mais de 20 livros, entre eles “Gigante pela própria natureza” (romance, 2019, finalista do Prêmio Kindle de Literatura), “Poeira: demônios e maldições” (romance, 2010) e “Algum lugar em parte alguma” (contos, 2006).

Dos prêmios que recebeu, destacam-se o Casa de las Américas (duas vezes: em 1995 e 2011), o da Fundação Cultural da Bahia (1996), o da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte (duas vezes: em 2001 e 2003) e o da Fundação Biblioteca Nacional (2007). Há mais de 15 anos, mantém uma página mensal no jornal Rascunho, de Curitiba, intitulada Simetrias Dissonantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

  • A peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS