Magistrado de Piracicaba integra tradicional banda de jazz que completa 15 anos de estrada
José Fernando Seifarth de Freitas, juiz da 3ª Vara da Família de Piracicaba, é também músico e faz parte do Hot Club de Piracicaba, grupo tradicional de jazz que completa 15 anos de existência em 2023. Para celebrar a data, o conjunto realizou um show especial, em junho, no Bourbon Street, célebre reduto deste estilo musical em São Paulo.

Magistrado Fernando Seifarth no palco do Bourbon Street, celebrando os 15 anos da banda | Foto: Alexandre Boiczar
Em períodos de folga ou férias, o músico Fernando Seifarth, como é mais conhecido, atua como violonista e guitarrista. Ele resume o papel da música em sua vida: “Me ajuda a manter a saúde e o equilíbrio mental, é como uma terapia. Contribui para que eu exerça a Magistratura de maneira mais plena”.

Grupo Hot Club de Piracicaba | Foto: Alexandre Boiczar
Paulistano, a paixão do magistrado pelas notas musicais começou cedo, aos 7 anos de idade, quando iniciou o aprendizado do violão. Influenciado pela ascensão do pop/rock dos anos 1980, na juventude Fernando Seifarth integrou o grupo Bom Bom, chegando a se apresentar em diversos programas de auditório, incluindo o do Chacrinha.

Juiz Fernando Seifarth | Foto: Arquivo Pessoal
O grande sucesso do conjunto foi a canção “Vamos a la playa”, versão em português da música homônima do grupo italiano Righeira. “Foram dois anos de relativo sucesso. Entretanto, chegou um momento em que tive de escolher entre a carreira musical e a jurídica. Então entrei na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) já com o objetivo de me tornar juiz”, rememorou o magistrado.
Foi na faculdade que Fernando Seifarth conheceu a filha do músico Alcides Lima, o Cidão, baterista do Traditional Jazz Band, prestigiado grupo paulistano. A partir de então, este estilo musical entrou na vida do juiz e não saiu mais. Em 2008, fundou o Hot Club de Piracicaba, um ano após chegar para atuar no fórum da comarca. Os outros membros fundadores são Cidão e Marcos Mônaco, clarinetista da Traditional Jazz Band.

Banda tem como vertente principal o chamado ‘jazz cigano’ | Foto: Divulgação
O conceito de Hot Club inclui a participação frequente de amigos e convidados. “Não temos prioritariamente objetivo comercial. Gostamos simplesmente de nos reunir e tocar jazz”, ressaltou Fernando Seifarth. Nestes 15 anos, o grupo lançou cinco álbuns. Especializou-se no “jazz manouche” ou “jazz cigano”, com influência marcante do músico francês Django Reinhardt, criador deste estilo.
Festival de Jazz Manouche de Piracicaba
O ano de 2023, além dos 15 anos da banda, marca também outros dois ciclos importantes: 30 anos de Magistratura de Fernando Seifarth e 10 anos do Festival de Jazz Manouche de Piracicaba.
Neste ano, o festival ocorrerá entre 18 e 21 de agosto, reunindo diversos grupos do país e do exterior. Serão apresentações gratuitas em vários pontos da cidade. Confira a programação completa aqui.
O Programa de Preparação à Aposentadoria PPA “Novos Tempos”, do TJSP, recebe, até esta quarta-feira […]
Associados da Apamagis e seus dependentes que estejam matriculados na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de […]
A EPM (Escola Paulista da Magistratura), a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal […]