Idealizado por magistrado, 9º Festival de Jazz de Piracicaba será realizado este fim de semana
Ocorre neste final de semana (19 e 20/8) o 9º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba, no interior paulista. O magistrado José Fernando Seifarth, da 3ª Vara da Família da comarca, é integrante do grupo Hot Club de Piracicaba e um dos idealizadores do evento, que reunirá músicos do Brasil, Argentina, Chile, Venezuela e Equador.

Hot Club de Piracicaba, tradicional banda de jazz, tem o magistrado José Fernando Seifarth (guitarra) como integrante | Foto: Divulgação
Com entrada gratuita, o festival começa a partir das 15h, em ambos os dias, no palco externo do teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. No sábado (19/8), haverá show do Hot Club de Piracicaba com a cantora Estela Manfrinato e participação de Pa Moreno, ex-integrante da banda. Em seguida, irá se apresentar o trio Fran Seglie (Argentina), Roque Monsalve (Venezuela) e Rafael Marrero (Argentina), além do Jazz Cigano Quinteto (Curitiba), com participação do clarinetista chileno Sebastián Abuter, entre outras atrações.
No domingo (20/8), a abertura será feita pelo grupo Gadje Roma, de Campinas, sendo seguido pelos chilenos Gabriel Feller Y Ana Barría (Ana & Gabriel), pelo equatoriano Sebastian Abuter, pelo dinamarquês radicado no Equador Bjarke Lund e pelos argentinos Ricardo Pellican e Sebastian Di Lorenzo. Ernani Teixeira é o organizador do “Concerto em homenagem a Marcelo Modesto”, com Daniel Pezin, Monica Marianno, Bina Coquet, Thadeu Romano, Fernando Seifarth e Mauro Albert.
Calendário oficial
Em 14/8, o Hot Club de Piracicaba recebeu, na Câmara de Vereadores, moção de aplausos pelos seus 10 anos, iniciativa de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”. Em 2023, também por iniciativa do mesmo coletivo, o festival foi incluído no calendário oficial de eventos do município, conforme a lei municipal n° 9.936, de 30 de junho de 2023.
O jazz manouche surgiu no início do século 20, na França, quando o guitarrista belga Django Reinhardt e o violinista francês Stéphane Grappelli formaram, junto a outros músicos, o quinteto Hot Club de France. Ao unir o swing americano e a improvisação jazzística ao fraseado cigano, criou o jazz manouche, ou gypsy jazz, estilo que conquistou músicos em diferentes partes do mundo.
Confira toda a programação do festival aqui.
Devido à alta demanda pela vacina Shingrix contra o Herpes Zóster, a Apamagis conseguiu prorrogar […]
O atendimento remoto será realizado por meio do telefone da sede administrativa da Apamagis: (11) […]
Como ocorre tradicionalmente, a Apamagis promoverá no dia 25/6 o almoço da Campanha do Agasalho […]