Magistrado José Henrique Rodrigues Torres toma posse como desembargador em solenidade no TJSP
O magistrado José Henrique Rodrigues Torres foi empossado como desembargador em solenidade realizada no TJSP em 10/3. O 1º vice-presidente da Apamagis, desembargador Walter Barone, prestigiou a cerimônia.
Rodrigues Torres nasceu em Botucatu, no Interior paulista, em 1959. Formou-se na Faculdade de Direito de Bauru, em 1980, e ingressou na Magistratura em 1987. Atuou inicialmente em Campinas, judicando em seguida nas comarcas de Ribeirão Preto e Tatuí. Em 1992, retornou para Campinas e trabalhou por 30 anos na Vara do Júri. Em novembro de 2022, foi promovido ao posto de desembargador.

José Henrique Rodrigues Torres assina termo de posse | Foto: Klaus Silva/TJSP
Na solenidade de posse, o desembargador Carlos Henrique Miguel Trevisan, amigo de Rodrigues Torres, foi o orador em nome da Corte. “Passamos de colegas aprovados no mesmo concurso a amigos. Desde então, venho partilhando atividades profissionais e sua vida pessoal. Sua trajetória é marcada por uma postura independente e corajosa, sempre agindo com ética, altivez e integridade”, ressaltou Trevisan.
Após assinar o termo de posse, em seu discurso, Rodrigues Torres relembrou sua trajetória. “Hoje é dia de mais uma travessia. E toda travessia é um desafio. Mas, depois de 30 anos na Vara do Júri de Campinas, eu verifico que estou sendo acolhido hoje exatamente no plenário do Tribunal do Júri, o que me deixa absolutamente à vontade e confiante, me dando força o bastante para mais esse desafio”, afirmou o empossado.

1º vice-presidente da Apamagis, desembargador Walter Barone, prestigiou solenidade | Foto: Klaus Silva/TJSP
Rodrigues Torres também salientou o que considera relevante na atuação dos magistrados. “Esse tribunal certamente é um espaço de luta, ação social e resistência emancipatória. De consolidação da dignidade humana, principalmente da defesa e garantia dos princípios democráticos e dos direitos humanos. Cabe a nós, juízes e juízas, atuar com ética, coragem e com a força do Direito, no espectro de nossas atividades jurisdicionais para garantir um mundo mais justo, menos desigual e mais solidário”, ressaltou.
O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, encerrou a cerimônia. Após elogiar a formação e experiência de Rodrigues Torres, falou sobre os desafios. “É uma travessia árdua, mas não tenho a menor dúvida que com toda sua fleuma, toda sua verve e todo seu conhecimento, irá dar conta dessa travessia com galhardia”, afirmou Anafe.

Cerimônia foi realizada no Tribunal do Júri do Palácio da Justiça | Foto: Klaus Silva/TJSP
A solenidade também foi prestigiada pelos desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente do TJSP); Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça); Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado); Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Alves Miranda Arantes; diretor da Escola Paulista de Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; ouvidora do TJSP, desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; secretária de Justiça, Eunice Prudente, representando o prefeito de São Paulo; presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; procurador do Estado da Área do Contencioso Geral, Cláudio Henrique Ribeiro Dias, representando a procuradora-geral; defensor público coordenador do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, João Felippe Belém Gouvêa Reis, representando o defensor público-geral; 1º vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, procurador de Justiça Gabriel Bittencourt Perez, representando o presidente; vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, representando a presidente; chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara além de familiares, servidores e amigos do empossado.
Será realizado de 24 a 26/3 o III Encontro Nacional das Entidades da Sociedade Civil: Tratamento […]
Apamagis promove na sexta (21/3), na sede social, o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025
Na próxima sexta-feira (21/3), será realizado o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025, na […]
Os 30 anos do Nuapsi (Núcleo de Atendimento Psicossocial aos magistrados e funcionários do Tribunal […]