“Ninguém substitui o que Antonio Carlos Malheiros fazia”, diz Vanessa Mateus em homenagem

29 de março de 2021

Uma vida dedicada a servir as pessoas. Essa foi a frase mais falada na homenagem ao desembargador, advogado, professor, defensor dos direitos humanos e voluntário Antonio Carlos Malheiros. Promovido pela Academia Paulista de Direito (APD) em parceria coma Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo, o evento virtual foi transmitido na última sexta-feira pelos canais do Youtube da APD e também da TV dos Trabalhadores (TVT).

A homenagem teve a mediação do juiz substituto em 2º grau e presidente da APD, Alfredo Attié Jr., e contou com a participação de mais de 15 personalidades do mundo do Direito, da Academia, entre eles ex-colegas, ex-alunos e admiradores de Antonio Carlos Malheiros.

Alfredo Attié abriu o evento virtual lembrando que a Constituição de 1988 foi concebida com base nos Direitos Humanos, tema que marcou a vida e luta do homenageado. “Antonio Carlos Malheiros foi alguém que encarnou efetivamente os Direitos Humanos, a solidariedade, a igualdade, a liberdade e todos os valores Constitucionais no Brasil”.

Maria Amalia Andery, reitora da PUC-SP, universidade onde Malheiros também desempenhou o papel de professor e de pró-reitor de Cultura e Relações Humanitárias, também falou da importância do ex-colega na vida dos demais docentes e, principalmente, dos alunos. “Eu não conheço qualquer pessoa que tenha convivido de perto com o Malheiros que não tenha sido tocada, não tenha sido mudada pelo exemplo de solidariedade, de empatia e capacidade de doar-se que ele tinha”.

Já a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, iniciou sua fala citando um texto do ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo José Renato Nalini escrito em homenagem ao colega, um dia após o falecimento dele. Ao ler um trecho do texto, a magistrada ressaltou que Antonio Carlos Malheiros destoava do mundo ao qual pertencia. “Nós sabemos que todos nós seremos substituídos nos nossos escritórios, departamentos e gabinetes, mas ninguém substitui o que o Malheiros fazia.”

Para ela, o desembargador não se importava em ficar isolado nas votações do Órgão Especial ou onde quer que fosse. “A forma que ele enxergava as coisas era muito mais de justiça do que de ordenamento”, destacou Vanessa Mateus. A presidente da Apamagis também comentou que, no dia do falecimento, recebeu inúmeras mensagens de pessoas contanto histórias que viveram com Antonio Carlos Malheiros.

O evento ainda contou com a fala do ex-ministro da Justiça e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. “Essa homenagem ao professor Malheiros é uma homenagem não só consagradora de uma existência, mas também um momento em que nos reunimos para reverenciar sua memória e afirmar os valores que guiaram a vida dele”, disse o ex-ministro.

Ao fim da homenagem, o organizador do evento, Paulo Pedrini, coordenador  arquidiocesano da Pastoral Operária Metropolitana, comentou que Antonio Carlos Maheiros sempre foi um ativista da solidariedade. “A imagem que fica para mim do Malheiros é que ele foi um grande semeador. Um semeador da paz, da justiça, da fraternidade, da solidariedade e da democracia.”

Participaram também da homenagem o professor titular de Direitos Humanos da PUC-SP Wagner Balera; o professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Sergio Adorno; o ex-ministro de Direitos Humanos e ex-comissário da Comissão Interamericana de Direitos Humanos Paulo Vanuchi; a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Ana Amélia Mascarenhas Camargos; o membro da Comissão Arns, advogado e defensor de Direitos Humanos e ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos Belisário dos Santos Jr; entre outros.

Para assistir a íntegra do evento virtual clique aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estão abertas as inscrições para o XII Congresso Brasileiro dos Magistrados Espíritas, a ser realizado […]

  • O STJ (Superior Tribunal de Justiça) prorrogou, até as 23h59 do dia 15/7, as inscrições […]

  • No dia 16/7, serão sorteadas 50 inscrições para Juízes e Pensionistas associados da Apamagis e […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS