“Os Loucos Anos 20” é tema de curso promovido pela Apamagis em agosto
“Os Loucos Anos 20 – Um período intenso e insano no mundo entre as duas guerras mundiais” é o tema do novo curso promovido pela Apamagis Cultural. O encontro, gratuito e voltado a associados, será realizado online no dia 31/8, às 19h, sob o comando do professor de História Guilherme de Vasconcellos Almeida.
As inscrições já podem ser feitas mediante o envio de nome completo e número do celular para o e-mail eventos@apamagis.org.br.
“Esse é um período extremamente conturbado, efervescente e criativo da nossa história, principalmente da história recente”, diz o professor Guilherme de Vasconcellos Almeida. “A discussão é porque teve essa efervescência tão grande principalmente nas artes, em Paris, e do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, a agressividade da lei seca, por exemplo.”
O foco principal do curso, porém é Paris. E o “louco”, neste caso, se refere a “uma euforia desmedida na Europa”, que acabava de sair da Primeira Guerra Mundial, com seu legado de 9 milhões de mortos e 5 milhões de órfãos, além de outras milhões de vidas perdidas em decorrência da gripe espanhola.
A respeito da Paris dos loucos anos 20, o professor vai se debruçar principalmente sobre os nomes da arte e literatura. Não por acaso, ele cita o filme “Meia-Noite em Paris”, de Woody Allen, como uma referência para o que será debatido, e recomenda que o assistam ou o revejam.
“O filme mostra [a escritora] Gertrude Stein como a grande mecenas de então, apoiando artistas como Henry Matisse e Salvador Dalí”, diz o professor. Não por acaso, o professor Guilherme escolheu os minutos iniciais do filme para abrir sua aula. Ali estão cenas de Paris e o jazz de Sidney Bechet.
Na aula, o professor irá explicar por que Paris virou o epicentro da produção cultural e falar de alguns gênios desse período histórico, como os escritores F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway, os poetas T.S Elliot e Ezra Pound e os pintores Picasso e Dalí.
O professor Guilherme de Vasconcellos Almeida irá expor um pouco sobre a guerra e o que veio antes dos “loucos anos 20” e lançará um olhar sobre o que veio depois: um período marcado por ditaduras e que desembocaria, mais tarde, em uma nova guerra mundial.
A quem se interessa pelo tema, o professor já recomenda os livros “Os Exilados de Montparnasse”, de Jean-Paul Caracalla, e “Paris Era Ontem (1925-1930), de Janet Flanner.

O professor Guilherme de Vasconcellos Almeida
20 anos de magistério
Guilherme Almeida é formado em História e apaixonado pelo ensino e suas implicações sociais. Professor de História com 20 anos de magistério, desenvolve o ensino de história e cultura para grupos fechados e particulares desde 2006. É escritor, consultor e produtor de variados livros, materiais didáticos e conteúdos educacionais, além de produtor de conteúdos programáticos de vídeos e livros para o Enem, vestibular e ensino fundamental.
A Apamagis lançou um abaixo-assinado, no XXXII Encontro de Coordenadores, realizado sábado (22/3), em repúdio […]
As contas do exercício de 2024 e a previsão orçamentária de 2025 foram aprovadas por […]
A Secretaria Apamagis Mulher promoveu nesta sexta-feira (21/3), em sua sede administrativa, a palestra “Saúde […]