Peça “O Deus de Spinoza”, de Régis de Oliveira, reestreia no Teatro Uol, em São Paulo

17 de abril de 2024

A peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis de Oliveira, entrou novamente em cartaz, em temporada que vai até 30/5 no Teatro Uol, localizado no Shopping Higienópolis, em São Paulo.

Essa é a primeira peça escrita por Régis de Oliveira, autor também de “O Julgamento de Sócrates (ainda sem data definida para estreia) e de inúmeros livros e estudioso de Filosofia. Dirigida e adaptada por Luiz Amorim, a encenação conta a história de Baruch (ou Bento) de Spinoza, nascido em 1632, em Amsterdã, na Holanda. Filho de uma família judaica sefardita portuguesa, que fugia da inquisição lusitana, foi acusado, julgado e condenado por líderes religiosos por questionar os dogmas vigentes. Valorizando a liberdade de pensamento e a visão de mundo do filósofo, a peça busca resgatar a relação da humanidade com a noção de Deus e a natureza.

Régis de Oliveira, autor da peça | Foto: Ariane Martins

De acordo com Régis de Oliveira, o pensamento de Spinoza pode ser reconhecido na atualidade e é motivo de diversos estudos. “Na época do filósofo, acreditava-se em um Deus transcendente, que dirige a vida de todo mundo. Spinoza vem e diz: isso não existe, Deus é a natureza. Isso abalou toda a estrutura da época”, afirmou.

Cena do espetáculo | Foto: Divulgação

Segundo Régis de Oliveira, Spinoza “balançou o mundo e o pensamento moderno. A montagem trata os personagens com humanidade, com seus erros e acertos e principalmente com as suas convicções. Busca trazer o pensamento de Spinoza de forma acessível, para que, como diz o filósofo, afete, ou seja, toque de alguma maneira o público. São as afecções. Toda obra pode ser boa ou ruim, depende de como ela toca o público”.

Integram o elenco desta nova temporada de “O Deus de Spinoza” Bruno Perillo, Juliano Dip, David Kullock, Luiz Amorim, Roberto Borenstein.

Serviço

Peça “O Deus de Spinoza”

Temporada de 10/4 a 30/5

Quartas e quintas-feiras, às 20h

Duração: 80 minutos

Local: Teatro Uol – Shopping Higienópolis (Avenida Higienópolis, 618, São Paulo – SP)

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (estudantes, idosos, PCD e seus acompanhantes)

Vendas pelo Link: Aqui

Televendas: (11) 3823-2323/2423/2737

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O TJSP realizou solenidade de inauguração, nesta terça-feira (21/5), no Complexo Criminal Ministro Mário Guimarães, […]

  • O ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis de Oliveira lançou seu mais recente livro […]

  • O presidente da Apamagis, Thiago Massad, e a 2ª vice-presidente, Laura de Mattos Almeida, estiveram […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS