Primeira Vara da infância e da Juventude comemora centenário em evento no Fórum João Mendes Júnior

26 de março de 2025

O Fórum João Mendes Júnior, no Centro da Capital, realizou nesta quarta-feira (26/3) solenidade de comemoração do 100º aniversário da 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Paulo.   Participaram da celebração, entre outras autoridades, a Juíza Laura de Mattos Almeida, Diretora do Fórum e 2ª Vice-Presidente da Apamagis; os Desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira, Vice-Presidente do TJSP; Francisco Eduardo Loureiro, Corregedor-Geral da Justiça; Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, Presidente da Seção de Direito Criminal; Heraldo de Oliveira Silva, Presidente Seção de Direito Privado; Ricardo Cintra Torres de Carvalho, Presidente da Seção de Direito Público; Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, Coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, que representou o Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia; a Juíza Cristina Ribeiro Leite Balbone Costa, titular da 1ª Vara Central da Infância e da Juventude.

Laura de Mattos Almeida frisou o fato de o TJSP reservar um olhar especial às crianças, aos adolescentes e à 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Paulo. A Diretora do Fórum agradeceu a presença do Conselho Superior da Magistratura, da Secretaria da Justiça e da Desembargadora Gilda Amaral Diodatti. “Parabenizo também a Juíza Cristina Balbone Costa pela organização tão cuidadosa desta comemoração. Parabenizo também o trabalho dos servidores, das equipes técnicas e dos parceiros da Vara que se dedicam, com todo esforço e amor, a garantir que os direitos da criança e do adolescente sejam respeitados. Desejo a todos que sigam cheios de energia e amor pelo que fazem”, afirmou a 2ª Vice-Presidente da Associação.

Em seu pronunciamento, Cristina Balbone Costa frisou que a defesa das crianças e dos adolescentes começa dentro de casa e do Poder Judiciário. A titular da 1ª Vara — cuja data de hoje coincidiu com seus 26 anos de carreira — louvou a evolução dos cuidados aos menores nos últimos anos. “Quando comparo o trabalho que era possível realizar em minhas primeiras comarcas e aquele que é possível desenvolver hoje em uma Vara da Infância especializada e estruturada, sem dúvida muitos são os avanços. Suficientes? Não. Mas penso que nenhum avanço será suficiente até que as violações dos direitos sejam cessadas”, afirmou.

A Desembargadora Gilda Amaral Diodatti afirmou ser o centenário da 1ª Vara da Infância e da Juventude um dia de festa para o Tribunal de Justiça. “A primeira Vara dedicada à Infância e à Juventude do Estado de São Paulo carrega consigo a própria história da evolução da jurisdição da infância e da juventude em nosso país. Assim, com a Vara da Infância e Juventude Central, passamos da Roda dos Rejeitados às famílias acolhedoras. Da atividade jurisdicional à assistencial em que os menores de 18 anos eram objetos de tutela estatal, para a atividade de proteção integral da criança e do adolescente, entendidos agora como sujeitos de direitos e com a construção paulatina de todo o sistema de garantia de direitos para a concepção do superior interesse destes indivíduos que nos são tão preciosos”, afirmou.

Ao final das declarações houve a apresentação das crianças do Coral Infantil Lar Sírio e o descerramento da placa que marca os 100 anos da 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Paulo. Os presentes foram, ainda, convidados a conhecer a Exposição Retratos do Museu Mundo: A Infância e Juventude em Foco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Os Presidentes do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, e da […]

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo irá inaugurar, na próxima terça-feira (29/4), a sala […]

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu nesta quinta-feira (24/4) a instalação de novas […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS