Proximidade do Judiciário com população eleva confiança no Tribunal, diz Vanessa Mateus à Jovem Pan

31 de maio de 2021

“Quanto mais perto do cidadão, mais bem avaliada é a Justiça.” A declaração foi dada pela presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, em entrevista concedida ao “Jornal da Manhã”, da Jovem Pan, neste sábado (29/5), que abordou os resultados da primeira edição da pesquisa JUSBarômetro, realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), entre 26 e 30/4, a pedido da Associação.

Os dados da pesquisa, que apontam índices menores de confiança nas instituições superiores, em contraponto a uma avaliação mais alta do Tribunal paulista, destacam a importância de o Judiciário estar próximo dos cidadãos. Segundo a JUSBarômetro, os usuários da Justiça de São Paulo avaliaram bem melhor o TJSP do que os não usuários.

Durante a entrevista, Vanessa Mateus também demonstrou preocupação com o fato de apenas 14% dos entrevistados terem conhecimento sobre o funcionamento do Judiciário.

A pesquisa avaliou ainda a confiança da população nas instituições. E apontou que o índice dos que confiam é baixo. “Isso nos aborrece, porque precisamos de instituições confiáveis”, disse Vanessa Mateus. A presidente da Apamagis esclareceu na entrevista que a pesquisa não avaliou governantes ou parlamentares. “Foram avaliadas instituições. E é muito importante podermos separar a instituição das pessoas que a ocupam, porque as pessoas são passageiras, e as instituições, permanentes”, ressaltou.

Ataques ao STF
Questionada sobre os constantes ataques que o Judiciário vem sofrendo, em especial sobre os atos que pedem o fechamento do STF, e se essa realidade estaria refletida na pesquisa, Vanessa Mateus disse que essas manifestações representam “um retrocesso gravíssimo”.

“O Poder Judiciário é a última trincheira da população, o último lugar onde ela pode procurar seus direitos. É o poder mais aberto e democrático, acessível a qualquer cidadão, independentemente de condição financeira”, argumentou.

Para a presidente da Apamagis, grande parte da imagem que a população forma a respeito do Poder Judiciário é baseada nas notícias veiculadas sobre o Supremo Tribunal Federal. “O STF que é filmado, vem a público, tem as decisões mais polêmicas. Mas as pessoas também precisam conhecer o trabalho de base dos juízes que estão aqui em São Paulo, que atuam nos processos criminais, de planos de saúde, de família”.

Repercussão no site da Jovem Pan
A entrevista concedida por Vanessa Mateus ao “Jornal da Manhã” também foi levada ao site da Jovem Pan. No texto foi destacada a confiança maior no Judiciário em relação aos poderes Executivo e Legislativo, e apresentados números comparativos semelhantes na esfera estadual, em São Paulo.

O “Jornal da Manhã” foi transmitido pela rede nacional da rádio Jovem Pan e pelo canal da JP no YouTube.

Clique aqui para ler a reportagem no site.

Confira abaixo a entrevista completa:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estão abertas as inscrições para o XII Congresso Brasileiro dos Magistrados Espíritas, a ser realizado […]

  • O STJ (Superior Tribunal de Justiça) prorrogou, até as 23h59 do dia 15/7, as inscrições […]

  • No dia 16/7, serão sorteadas 50 inscrições para Juízes e Pensionistas associados da Apamagis e […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS