Régis de Oliveira aborda a influência das emoções no Direito em seu mais recente livro
O ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis de Oliveira lançou seu mais recente livro “As Emoções e o Direito” na quarta-feira (15/5), na Livraria da Vila, localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Evento de lançamento do livro | Foto: Alexandre Boiczar
A publicação, da editora Novo Século, realiza uma análise profunda das influências emocionais no campo jurídico. De acordo com Régis de Oliveira, o assunto é inovador no campo do Direito.
“Há quem acredite que as emoções não afetam as decisões, pois estas são guiadas pela inteligência e pela razão. Eu pretendo mostrar que essa crença não corresponde à realidade”, afirmou o autor.

Evento de lançamento do livro | Foto: Alexandre Boiczar
Régis de Oliveira tem experiência nos três Poderes da República. Além de fazer parte do Judiciário, foi ex-prefeito da cidade de São Paulo e ex-parlamentar no Congresso Nacional.

Evento de lançamento do livro | Foto: Alexandre Boiczar
“Com todo o aprendizado da minha vivência nestes Poderes, com o acréscimo nas diversas pesquisas que realizei nos campos da psiquiatria, psicanálise e neurociência, entre outros, considero que tomamos decisões com base nas emoções e depois buscamos fundamentação na seara racional”, argumentou o escritor.
Segundo uma linha narrativa do livro, os agentes jurídicos também são influenciados por emoções, manifestando isso na criação de leis, em suas aplicações e nas decisões judiciais.
Além disso, as crenças religiosas, os mitos e os desejos exercem influência sobre o ser humano, resultando em sentimentos e comportamentos como homofobia, feminicídio e preconceito. A obra busca discutir essas influências emocionais na sociedade. Régis de Oliveira já tem 17 livros publicados e é autor de duas peças de teatro, “O Deus de Spinoza”, que reestreou no Teatro UOL e fica em cartaz até 30/5, e “O Julgamento de Sócrates”.
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta quarta-feira (15/10), com colaboração da Apamagis, o […]
As eleições do Tribunal de Justiça de São Paulo serão realizadas no dia 12/11, com […] 3° Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis: conheça os projetos que concorrem na categoria Magistrada/Magistrado
O Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis, que reconhece práticas de combate à violência de gênero, chega à sua […]