Régis de Oliveira aborda a influência das emoções no Direito em seu mais recente livro

22 de maio de 2024

O ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis de Oliveira lançou seu mais recente livro “As Emoções e o Direito” na quarta-feira (15/5), na Livraria da Vila, localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Evento de lançamento do livro | Foto: Alexandre Boiczar

A publicação, da editora Novo Século, realiza uma análise profunda das influências emocionais no campo jurídico. De acordo com Régis de Oliveira, o assunto é inovador no campo do Direito.

“Há quem acredite que as emoções não afetam as decisões, pois estas são guiadas pela inteligência e pela razão. Eu pretendo mostrar que essa crença não corresponde à realidade”, afirmou o autor.

Evento de lançamento do livro | Foto: Alexandre Boiczar

Régis de Oliveira tem experiência nos três Poderes da República. Além de fazer parte do Judiciário, foi ex-prefeito da cidade de São Paulo e ex-parlamentar no Congresso Nacional.

Evento de lançamento do livro | Foto: Alexandre Boiczar

“Com todo o aprendizado da minha vivência nestes Poderes, com o acréscimo nas diversas pesquisas que realizei nos campos da psiquiatria, psicanálise e neurociência, entre outros, considero que tomamos decisões com base nas emoções e depois buscamos fundamentação na seara racional”, argumentou o escritor.

Segundo uma linha narrativa do livro, os agentes jurídicos também são influenciados por emoções, manifestando isso na criação de leis, em suas aplicações e nas decisões judiciais.

Além disso, as crenças religiosas, os mitos e os desejos exercem influência sobre o ser humano, resultando em sentimentos e comportamentos como homofobia, feminicídio e preconceito. A obra busca discutir essas influências emocionais na sociedade. Régis de Oliveira já tem 17 livros publicados e é autor de duas peças de teatro, “O Deus de Spinoza”, que reestreou no Teatro UOL e fica em cartaz até 30/5, e “O Julgamento de Sócrates”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), em relação às diligências realizadas nesta data, referentes à […]

  • Na próxima semana, dia 26/6, o Departamento Feminino e de Ação Social promoverá um almoço […]

  • O Jantar do Dia dos Namorados, planejado pelo Departamento Feminino e de Ação Social da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS