Renata Gil pede ao Itamaraty edição de portaria para socorrer juízas afegãs e seus familiares

1 de setembro de 2021

Nesta terça-feira (31), a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, entregou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) o ofício, no qual solicita a edição de uma portaria interministerial entre o MRE e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que trate das providências do governo brasileiro para auxiliar, o quanto antes, na retirada de 270 juízas de Cabul no Afeganistão e de seus familiares. A audiência da magistrada sobre o assunto foi com o secretário-geral do Itamaraty, embaixador Fernando Simas.

O encontro representa mais um passo da AMB no intuito de prestar socorro urgente às magistradas afegãs, em situação de ameaça, após a tomada do poder pelo Talibã. Desde então, a entidade tem somado esforços para que sejam concedidos, imediatamente, vistos especiais ou humanitários, por meio da Embaixada do Brasil no Paquistão.

Na semana passada, a presidente da AMB se reuniu com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), e também encaminhou um ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux.

De acordo com Renata Gil, desde maio deste ano, um grupo de 270 juízas do Afeganistão havia solicitado ajuda para vistos junto à União Internacional de Magistrados. Em maio, as magistradas afegãs já reportavam enorme temor e ameaças que já vinham sofrendo por terem condenado integrantes do Talebã. A ideia é que essas autoridades deixem o país junto com seus familiares e essa lista será fornecida por organizações que estão auxiliando nesse processo.

A presidente da AMB avaliou a dificuldade de retirar todas as pessoas de uma única vez e devem ser feitas algumas missões. A entidade também irá auxiliar na recepção das magistradas e de seus parentes tanto na acomodação como para que elas possam encontrar trabalho e se instalar no país.
“A ideia é abrir uma porta. Todos temos responsabilidade em ajudar”, afirmou a presidente da AMB, ao dizer que o Brasil pode se empenhar em ajudar outros cidadãos afegãos de outras áreas. “Vou lutar dia e noite por isso”, completou.

Fonte: AMB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Fórum João Mendes Júnior, no Centro da Capital, realizou nesta quarta-feira (26/3) solenidade de […]

  • O 1º Vice-Presidente da Apamagis, Desembargador Walter Barone, recebe na quarta-feira (26/3) comenda da Ordem […]

  • A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS