SP1, da TV Globo, entrevista Vanessa Mateus sobre a adesão dos cartórios à campanha Sinal Vermelho
A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, foi ouvida em uma reportagem do telejornal SP1, da TV Globo, sobre a adesão dos cartórios do Estado de São Paulo à campanha Sinal Vermelho. Na prática, esses estabelecimentos estão autorizados e seus funcionários serão treinados para receberem denúncias de mulheres vítimas de violência.
A reportagem trouxe a história de uma dessas vítimas e noticiou que a Polícia de São Paulo cumpriu 23 mandados e prendeu três agressores no Estado. O endereço dos agressores foram obtidos após as denúncias de mulheres que pediram medidas protetivas, concedidas pela Justiça.
Vanessa Mateus ressaltou que não é preciso esperar a violência física para denunciar e pedir proteção. “A ameaça é um caso em que se solicita medida protetiva, porque, apesar da gravidade, a pena atribuída a esse crime ainda é muito baixa e não enseja prisão imediata. Caracterizada a ameaça, o juiz pode determinar o afastamento do agressor, do lar ou da vítima, e decretar um perímetro que o impeça de se aproximar. Essa medida tem que ser cumprida, sob pena de um eventual decreto de prisão.”
A reportagem também destacou que não necessariamente é preciso a mulher utilizar um X vermelho na mão, mas sim fazer o que estiver ao seu alcance para denunciar. Nesses casos, os profissionais que trabalham nos estabelecimentos que aderiram à campanha Sinal Vermelho devem estar atentos para atender às vítimas. “Basta uma ligação para a Polícia Militar, que está preparada para o atendimento. E, quanto mais pessoas envolvidas no acolhimento dessas denúncias, maior é a possibilidade de a mulher denunciar o agressor e romper com esse ciclo de violência. O objetivo sempre foi esse, facilitar a denúncia”, explicou Vanessa Mateus.
Para assistir a reportagem na íntegra clique aqui.
Apamagis promove na sexta (21/3), na sede social, o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025
Na próxima sexta-feira (21/3), será realizado o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025, na […]
Os 30 anos do Nuapsi (Núcleo de Atendimento Psicossocial aos magistrados e funcionários do Tribunal […]
O Conselho Nacional do Ministério Público realizou, nesta terça-feira (18/3), em sua sede, em Brasília, […]