TJSP empossa 83 novos juízes substitutos em cerimônia virtual
O Tribunal de Justiça de São Paulo deu posse nesta quinta-feira (4/2) aos novos juízes substitutos, aprovados no 188º Concurso de Ingresso na Magistratura. A cerimônia foi realizada virtualmente e transmitida ao vivo pelo canal do TJSP no YouTube.
A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, compôs a mesa virtual, encabeçada pelo presidente da Corte, Geraldo Pinheiro Franco.
A solenidade começou com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19, seguida de uma breve fala do presidente do TJSP e do juramento de 83 dos 86 aprovados. Houve três desistências.
“Não há para o juiz grandes ou pequenas causas. Deve-se dedicar com profundidade a cada uma delas, justamente porque traduzem os anseios de um cidadão que não tem mais a quem apelar. Julguem com seriedade, firmeza, mas julguem com humanidade. A sentença está destinada ao homem. Não desanimem jamais”, afirmou o desembargador Geraldo Pinheiro Franco.
Concurso disputado
Primeira colocada no concurso, a recém-empossada Gisela Aguiar Wanderley falou em nome do grupo em um discurso que durou cerca de dez minutos.
A agora juíza substituta lembrou que a aprovação dela e de seus colegas foi anunciada com uma fração numérica: 86 aprovados em um universo de 23 mil candidatos. Um resultado que “trouxe alegria e renovação”.
“De hoje em diante, essa fração se ressignifica, pois deixa de representar apenas a conquista pessoal e passa a simbolizar a magnitude do dever e da responsabilidade que hoje assumimos”, disse Gisela Aguiar Wanderley. “O exercício da jurisdição não exige holofotes, não implica protagonismo, tampouco comporta promoção. Ao contrário, a jurisdição é materializada em um ofício cotidiano discreto e por vezes solitário, mas que não raro consubstancia o último recurso e a última esperança para o cidadão diante do arbítrio, do abuso ou da omissão.”
![](https://apamagis.org.br/wp-content/uploads/2021/02/T09-300x169.png)
Gisela Aguiar Wanderley em cerimônia de posse
Importância da experiência
Flavio Luiz Yarshell, que representou a OAB-SP na banca examinadora, deu alguns conselhos aos novos magistrados. “Trabalhem com afinco. Tolerem: nem todos pensam no trabalho da mesma forma que nós. Sejam pacientes: saber ouvir não é apenas um imperativo do contraditório, mas uma sábia regra da vida”, disse. “Jamais percam a fé no Direito, na paz, na liberdade, que darão perenidade ao compromisso com a Justiça e com o jurisdicionado”, completou Yarshell.
O desembargador Ricardo Santos Feitosa, presidente da comissão examinadora do 188º Concurso de Ingresso na Magistratura, se disse emocionado ao lembrar de sua própria posse, 42 anos atrás, e compartilhou, de sua experiência inicial na judicatura, a importância de recorrer a colegas mais experientes da mesma comarca para entender e solucionar casos complexos.
Judicatura com sensibilidade
Logo após o evento, a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, desejou aos novos magistrados êxito em suas carreiras e disse que cada audiência deve ser tratada com olhar apurado, sensível e justo. “Para o magistrado pode parecer só mais uma audiência, mas para o jurisdicionado talvez essa seja a única experiência nesse ambiente em uma vida toda. Ali, o juiz representa o próprio Poder Judiciário.”
Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente do TJSP, desembargador Luis Soares de Mello; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe; os presidentes de Seção, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (Criminal), Paulo Magalhães da Costa Coelho (Direito Público) e Dimas Rubens Fonseca (Direito Privado); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo; a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Maria Lia Pinto Porto Corona; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez; a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juíza Renata Gil, e o vice-presidente da AMB, juiz Fernando Figueiredo Bartoletti.
Assista à cerimônia no vídeo abaixo:
A Apamagis irá realizar a partir de 20 de janeiro de 2025 obras nas quadras […]
Criado no ano passado, com apoio do Presidente Thiago Massad e desejo de associados, o […]
A sede social vai passar por reformas a partir do dia 30/12. As obras serão […]