TJSP empossa os desembargadores José Vítor Teixeira de Freitas e Marcos Alexandre Coelho Zilli
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou posse solene, dia 28/11, dos desembargadores José Vítor Teixeira de Freitas e Marcos Alexandre Coelho Zilli, ambos do concurso 160.
Conduzida pelo presidente da Corte paulista, Fernando Antonio Torres Garcia, a cerimônia reuniu integrantes do Tribunal Pleno, representantes de instituições, amigos e familiares. Participaram do evento o 1º vice-presidente da Apamagis e secretário adjunto de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Walter Barone, representando o presidente da entidade nacional; e a 2ª vice-presidente, Laura de Mattos Almeida, representando o presidente Thiago Massad.
Coube ao desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, presidente da Seção de Direito Criminal, como orador, falar da trajetória dos empossados: “Deram a essa sesquicentenária Corte o melhor de suas vidas, emprestando seus vastos conhecimentos jurídicos à pacificação de conflitos, entregando aos jurisdicionados de São Paulo decisões técnicas, estudadas, refletidas e justas”.
Em seu discurso, o desembargador Marcos Zilli refletiu sobre o papel do magistrado e as mudanças na carreira, com a preservação da essência da profissão: “Há algo indelével na Justiça: a imperatividade de sua realização pela consciência humana. Como valor, a Justiça nasce no coração, alimenta-se da razão e se revela na coragem diária das ações. Mais do que dizer, Justiça é ouvir”. E agradeceu seus familiares.
“A tarde é de celebração e coroa um caminho de 34 anos de muito trabalho e de gratidão. Estar na presença de pessoas tão brilhantes é muito significativo”, afirmou o desembargador José Vitor Teixeira de Freitas, após homenagear familiares, amigos e, em especial, os magistrados da 2ª Instância pela receptividade nesta nova fase da carreira.
Em sua manifestação, o presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, exaltou a carreira de ambos: “Não se torna desembargador do dia para a noite. É um caminho longo e sofrido, mas extremamente gratificante. Se fossem indagados se fariam tudo novamente, tenho certeza de que a resposta seria ‘sim’, porque esse é o espírito do magistrado”. E desejou sucesso aos desembargadores nesta trajetória.
Também prestigiaram a solenidade o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Pietro, representando o governador; demais integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto; a desembargadora federal Inês Virgínia Prado Soares, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3); a ex-juíza do Tribunal Penal Internacional Sylvia Steiner; o secretário municipal de Justiça, Fernando José da Costa, representando o prefeito de São Paulo; o assessor especial de Relações Institucionais do Comando Militar do Sudeste, general de brigada Eduardo Rodrigues Schneider, representando o comandante; a chefe de gabinete da Defensoria Pública Geral, Amanda Polastro Schaefer, representando a defensora pública-geral de São Paulo; a procuradora do Estado da Área do Contencioso Tributário e Fiscal, Janine Gomes Berger de Oliveira Macatrão, representando a procuradora-geral do Estado; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Gilson Delgado Miranda; o conselheiro seccional e membro da Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre OAB e TJSP, Alexandre Rollo, representando a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OABSP); o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral da PM; o delegado de polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, representantes de instituições civis e militares, familiares e amigos dos empossados e servidores da Justiça.
*Com informações do TJSP
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]