“TJSP, Governo do Estado e Alesp caminham juntos, em prol do jurisdicionado”, diz Thiago Massad

28 de maio de 2025

A cidade de Boituva, com cerca de 61 mil habitantes e 37 mil processos em tramitação, ganhou nesta terça-feira (27/5) novo Fórum, além da 3ª Vara da comarca e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que atenderá demandas das 1ª a 3ª Varas. O Presidente Fernando Antonio Torres Garcia, do Tribunal de Justiça de São Paulo, comandou a solenidade de inauguração, que contou com a presença do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas; do Vice-Presidente do TJSP, Artur Cesar Beretta da Silveira; e do Secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Fábio Prieto. O Presidente Thiago Massad, da Apamagis, acompanhou a solenidade, ao lado de autoridades, Magistrados e integrantes do Sistema de Justiça.

Neste mês, o TJSP já instalou novas unidades judiciais em São Paulo; Ribeirão Preto, São José do Rio Preto; Barretos e Araras.

“A nova unidade ampliará o atendimento às demandas, implicando mais celeridade nas soluções processuais e apoio às estruturas judiciais da comarca”, comemorou a Diretora do Fórum, Heloisa Helena Franchi Nogueira Lucas. “Com relação à UPJ, esperamos que dinamize o serviço, reduzindo os congestionamentos de processos sem que se perca de vista a qualidade da prestação jurisdicional”, ressaltou. O titular da 3ª Vara instalada nesta terça-feira é o Juiz Renato Hasegawa Lousano.

Aos jornalistas presentes à inauguração, Fernando Antonio Torres Garcia disse que o Fórum da Comarca de Boituva estava mal instalado. “Já há alguns anos, vínhamos procurando um novo prédio, e, hoje, mercê do esforço do Governo do Estado e da Secretaria da Justiça, inauguramos esta nova instalação do Fórum da Comarca de Boituva.”

O crescimento da demanda também teve influência para que a cidade recebesse um novo Fórum: “Conforme a judicialização cresce, evidente que o Judiciário tem que se aparelhar para receber o anseio do seu jurisdicionado”.

O Presidente do TJSP ainda destacou a importância da instalação da 3ª Vara judicial: “Boituva tinha apenas dois Magistrados e duas Varas. A partir de hoje passa a ter três”. Dessa forma, a prestação jurisdicional “será mais célebre, eficiente e de qualidade”, assegurou.

Fernando Torres Garcia ainda abordou a questão da Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que, segundo ele, não é mais cartório do futuro, como vem sendo chamada, mas do presente. Este modelo unifica cartórios da mesma competência numa única unidade, resultando na racionalização de pessoal e do procedimento, medidas que agilizam o processo.

Ao fazer um breve balanço das unidades judiciais já instaladas no Estado, o Presidente do TJSP afirmou: “O Judiciário de São Paulo nunca instalou tanta unidade nova quanto nos últimos quatro anos. A próxima será na sexta-feira (30/5), em Araras. Em um prédio novo é tudo melhor, não só para o nosso servidor, mas principalmente para aquele que busca o acesso à Justiça, o nosso jurisdicionado, que vai ter muito mais conforto, um atendimento muito mais racional e muito mais humano”.

 

“Casa nova”

Dignidade e prestígio foram as duas palavras que o Presidente Thiago Massad, da Apamagis, usou para definir a inauguração do novo Fórum em Boituva. “Dignidade para os jurisdicionados, para os servidores e para os Juízes da comarca. Ter uma casa nova com instalações boas é fundamental para o desempenho da atividade jurisdicional e para a saúde física e mental dos Juízes e dos Funcionários. E prestígio, não só da comarca pelo Tribunal. O próprio TJSP está prestigiado pelo nosso Governador, que tem tido uma relação muito harmônica com o nosso Presidente Fernando, demonstrando que as duas gestões caminham lado a lado, em prol do cidadão de São Paulo, do jurisdicionado.”

Thiago Massad ainda acrescentou o Legislativo, “que caminha de mãos dadas” com o Executivo e o Judiciário: “poderes harmônicos, parceiros e independentes, mas sempre uns ajudando os outros.

Ex-Presidente da Apamagis, no biênio 2012/2013, o Desembargador Roque Mesquita também esteve presente, assinou a ata da inauguração do Fórum e disse que aquele era um motivo de muita alegria, inclusive pela presença do Governador Tarcísio de Freitas. “Participei de várias instalações de fórum, com 45 anos de Magistratura. E fico muito feliz de ver a harmonia que existe entre o Governo do Estado, o Judiciário e a Assembleia Legislativa”, afirmou.

Compareceram ao  evento, ainda, o Defensor Público Coordenador Auxiliar da unidade de Avaré, Gustavo Rodrigues Minatel, representando a Defensora Pública-Geral; a Coordenadora da Infância e da Juventude do TJSP e sobrinha do Magistrado que dá nome ao Fórum, Desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti; o ex-Presidente da Apamagis e Coordenador-Adjunto da 19ª Circunscrição Judiciária (19ª CJ) – Sorocaba, Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o Coordenador da 22ª CJ – Itapetininga, José Manoel Ribeiro de Paula; os Desembargadores José Fábio Amaral Vieira e Jair Martins; os Juízes assessores da Presidência Rodrigo Nogueira (Gabinete Civil) e Leticia Fraga Benitez (Contratos); o Diretor da 10ª Região Administrativa Judiciária (10ª RAJ) – Sorocaba, Alexandre de Mello Guerra; a Diretora do Fórum de Itu, juíza Karla Peregrino Sotilo; o Juiz Titular da Vara instalada, Renato Hasegawa Lousano; a Coordenadora da UPJ instalada, Andreia Cristina Gomes Candiotto; o Presidente da Câmara Municipal de Boituva, Lucas Mateos Pereira; o Deputado Federal João Cury; o os Deputados Estaduais Danilo Balas a Maria Lúcia Amary; os prefeitos Eugênio Carlos Alves (Bofete), Paulo Roberto Pilon (Cerquilho), Valdecir Berto Filho (Laranjal Paulista), Rodrigo Manga (Sorocaba) e Miguel Lopes (Tatuí); o Vice-Prefeito de Boituva, Joelmir Pereira Camargo; o Secretário de Administração e Abastecimento (Saab) do TJSP, Fábio Makoto Tagliaferro Yokoyama; o Conselheiro Estadual da OAB SP Márcio Roberto de Castilho Leme, representando o Presidente; o Delegado Seccional de Polícia de Itapetininga, Luis Antonio Lara, representando o Delegado-Geral; o Delegado de Polícia de Boituva Luis Rafael de Souza Campos; o Chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, Coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; o Tenente-coronel PM Marco Antonio Ramos, representando o Comandante do CPI-7; o Comandante da 4ª Cia. do 22º BPM/I, Capitão PM Marcelo Alves de Almeida; Magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, vereadores, civis, militares e cidadãos de Boituva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo tem dois novos Desembargadores: José Ernesto de Souza […]

  • O Presidente Thiago Massad; a 2ª Vice-Presidente, Laura de Mattos Almeida; o Diretor-Adjunto de Secretaria […]

  • Presente à cerimônia de posse da nova Diretoria da Ajufem (Associação dos Juízes Federais da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS