Tribunal de Justiça empossa três Desembargadores, todos com mais de 30 anos de carreira na Corte
Três Magistrados que ingressaram na carreira em 1991 foram empossados Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo nesta quinta-feira (18/9). São eles: Edison Tetsuzo Namba, João Carlos Calmon Ribeiro e Jucimara Esther de Lima Bueno. O público lotou o Salão do Júri e ocupou parte do Salão dos Passos Perdidos para acompanhar a cerimônia, conduzida pelo Presidente da Corte, Fernando Antonio Torres Garcia. O Presidente Thiago Massad, da Apamagis, prestigiou a solenidade. Também acompanhou o evento o 1º Vice da Associação e da UIM (União Internacional dos Magistrados), Desembargador Walter Barone. O Desembargador Jayme de Oliveira, Presidente da Apamagis de 2014 a 1016 e da Associação dos Magistrados Brasileiros de 2017 a 2019, também esteve presente.
Coube ao Desembargador Alexandre David Malfatti conduzir à tribuna os três Juízes que tomariam posse e ainda fazer o primeiro discurso da cerimônia como orador em nome do TJSP. O Magistrado apresentou um breve currículo e um trecho de sentença proferido por cada um deles. Dirigindo-se a eles, disse: “O Tribunal de Justiça de São Paulo se engrandece com a presença de Vossas Excelências. Tenho certeza de que esta posse não será apenas o marco de uma chegada ao topo dessas brilhantes carreiras, mas também o início de novas conquistas em favor da Justiça e da sociedade”.
Jucimara Esther de Lima Bueno iniciou sua fala lembrando o caminho percorrido para chegar ao mais alto posto da Corte paulista. Falou dos tempos de faculdade, do estágio no Ministério Público de São Paulo e da preparação para o Concurso 161, pelo qual ingressou na Magistratura; do amadurecimento adquirido ao longo da carreira. “Ao ser empossada no honroso cargo de Desembargadora desta Corte de Justiça, estou exatamente onde queria e devia estar, renovando meu compromisso com a Justiça”, disse.
“Hoje não é apenas uma posse. É a reafirmação de um compromisso. Não um compromisso com um cargo, mas com um ideal: o de que justiça, liberdade e democracia caminham juntas e só sobrevivem quando há quem as defenda com serenidade e coragem”, disse João Carlos Calmon Ribeiro no início de seu discurso. “Que nossa toga não seja muro, mas ponte. Que pese, sim, porque a responsabilidade pesa, mas que ilumine, porque a Justiça também é luz”, completou.
Edison Tetsuzo Namba dedicou a maior parte de sua fala a nomear as pessoas e instituições que contribuíram para que chegasse ao posto de Desembargador do TJSP. “Agradeço a Deus por estar aqui. Não por ter sido promovido, todavia, pela possibilidade de compartilhar algumas palavras resultado da vivência de mais de 33 anos de Magistratura. A convivência em sociedade é imprescindível. Não se pode ficar só, isolado”
Ao encerrar a cerimônia, o Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, destacou o comprometimento e a dedicação dos empossados ao longo da carreira na Magistratura. “Esta é a grandeza do Tribunal de Justiça de São Paulo, ter magistrados como os nossos três empossandos, juízes firmes e independentes. É disso que o Poder Judiciário necessita, de magistrados corajosos e que não se acovardam diante das dificuldades que o mundo de hoje nos apresenta”, afirmou.
Participaram da solenidade integrantes do Conselho Superior da Magistratura Artur Cesar Beretta da Silveira (Vice-Presidente), Francisco Eduardo Loureiro (Corregedor-Geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (Presidente da Seção de Direito Público) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (Presidente da Seção de Direito Criminal); o Presidente do TJSP no biênio 2022/2023, Ricardo Mair Anafe; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Silmar Fernandes; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Enio Luiz Rossetto; o Ouvidor do TJSP, Afonso de Barros Faro Júnior; o Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; a Desembargadora Federal Consuelo Yoshida, representando o Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; o Secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o Governador; o Secretário Municipal de Justiça, André Lemos, representando o Prefeito de São Paulo; o Assistente da Segunda Subdefensoria Pública-Geral de São Paulo, Yago de Menezes Oliveira, representando a Defensora Pública-Geral; a Ouvidora da Procuradoria Geral do Estado, Elaine Vieira da Motta, representando a Procuradora-Geral; a Presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Ana Maria Brugin; o 1º secretário da Associação Paulista do Ministério Público, Fernando Pereira da Silva, representando o Presidente; o Conselheiro Estadual e Secretário de Relações Institucionais perante a Justiça Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Alexandre Luis Mendonça Rollo, representando o Presidente; o Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Diogo Leonardo Machado de Melo; a Vice-Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Paula Lima Hyppolito, representando a Presidente; o Coronel de Exército César Augusto Moura, representando o Comandante Militar do Sudeste; o Chefe interino da Assessoria Policial Militar do TJSP, Tenente-Coronel PM Claudio Angelini, representando o Comandante-Geral da PM; o Chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador, representando o Delegado-Geral; Desembargadores, Juízes, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, representantes de instituições civis e militares, amigos e familiares dos empossados e servidores da Justiça.
“A Magistratura que Reconstrói” é o primeiro episódio da campanha nacional de valorização “Magistratura+” que […]
Três Magistrados que ingressaram na carreira em 1991 foram empossados Desembargadores do Tribunal de Justiça […]
O Desembargador Christiano Jorge Santos e a Juíza Vanessa Ferrari, ambos do Tribunal de Justiça […]