TV TEM relembra Sinal Vermelho ao noticiar dois casos de violência doméstica
Na última sexta-feira (28/5), o telejornal TV TEM Notícias, da afiliada da Rede Globo na região de Rio Preto e Araçatuba, repercutiu duas notícias de mulheres, vítimas de violência doméstica, que se utilizaram de formas criativas para denunciar seus agressores. Num dos casos, na cidade de Andradina, a vítima ligou para a Polícia Militar pelo 190 e, por estar ao lado do companheiro, simulou um pedido de uma pizza para os policiais. O atendente percebeu que não se tratava de um engano e deu encaminhamento à denúncia.
O outro caso noticiado, ocorrido em fevereiro deste ano, no município de Bady Bassit, mas relembrado pela emissora, foi o de uma mulher que compartilhou nas redes sociais uma foto da palma de sua mão com um “X” vermelho desenhado para denunciar o marido, caminhoneiro. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e atendeu a mulher em um posto onde ela estava com o marido.
A emissora destacou que o desenho do “X” é o meio indicado pela campanha Sinal Vermelho para denunciar a violência doméstica. O que difere nesse pedido de socorro do caso de Bady Bassit é o canal pelo qual a mulher se comunicou: as redes sociais.
Idealizada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), no início da pandemia, a campanha preconiza que a vítima denuncie a violência doméstica por meio do “X” vermelho desenhado na palma da mão a um atendente de uma farmácia, que aciona a Polícia Militar.
Sinal Vermelho já é lei em nove Estados e também no Distrito Federal. Além disso, é projeto de lei em Assembleias de mais de uma dezena de Estados. E nesta quarta-feira (2/6) a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 741/2021, conhecido como “Pacote Basta”, de iniciativa da AMB, que agora será encaminhado para tramitação no Senado.
Assista à reportagem da TV Tem:
A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]
A Apamagis lançou um abaixo-assinado, no XXXII Encontro de Coordenadores, realizado sábado (22/3), em repúdio […]
As contas do exercício de 2024 e a previsão orçamentária de 2025 foram aprovadas por […]