Em entrevista ao jornal da Rede Alesp, Vanessa Mateus comenta adesões à campanha Sinal Vermelho e pesquisa da Apamagis

24 de setembro de 2021

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, falou, ao vivo, com a reportagem do Jornal da Rede Alesp, após o fim da cerimônia de assinatura do termo de adesão da Assembleia Legislativa de São Paulo e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, na última terça-feira (21/9).

À ocasião, Vanessa Mateus comentou a pesquisa JUSBarômetro, encomendada pela Apamagis e realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), lançada na mesma sessão solene da Alesp. A presidente da Apamagis ressaltou que o levantamento vai além de números e estatísticas e, de fato, ouve as mulheres sobre a violência doméstica. “A pesquisa busca sair das estatísticas frias e oficiais para entender o quanto esse problema afeta a população de São Paulo, e o que vimos foram números estarrecedores,” revelou.

A magistrada citou alguns dos principais números da pesquisa: 88% das entrevistadas têm a sensação de que a violência contra a mulher está aumentando, 66% afirmam que o local mais perigosos é a própria casa, entre outros. “Um número que chama atenção é que apenas 29% procuram os órgãos oficiais para denunciar a violência. Essa não procura dos órgãos oficiais impede que a gente adote políticas para o combate e para a punição do agressor”, alertou.

Vanessa Mateus também celebrou a adesão do CMEC, da Facesp, e da Alesp à campanha Sinal Vermelho. Na sua opinião, é importantíssimo que as mulheres tenham o auxílio da ampla rede de comércio do Estado como mais um meio de denúncia. “Ela não está sozinha, basta que fale. A sociedade estará atenta, a sociedade está conhecendo o código [sinal vermelho] e é preciso que ela denuncie, por meio de “X” vermelho na mão. É um gesto de socorro.”

A campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica é uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros e do Conselho Nacional de Justiça, foi lançada em junho do ano passado, em meio à pandemia, e já se transformou em lei federal, de vários Estados e do Distrito Federal.

Veja aqui a entrevista na íntegra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estão abertas as inscrições para o XII Congresso Brasileiro dos Magistrados Espíritas, a ser realizado […]

  • O STJ (Superior Tribunal de Justiça) prorrogou, até as 23h59 do dia 15/7, as inscrições […]

  • No dia 16/7, serão sorteadas 50 inscrições para Juízes e Pensionistas associados da Apamagis e […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS