Vanessa Mateus diz que mulheres em cargos de poder denota compreensão da sociedade sobre o atual momento
Em entrevista exibida neste sábado (2/4), no programa A Hora e a Vez do Empreendedor, do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, falou sobre a presença das mulheres em espaços de poder, imprensa, o fortalecimento do Poder Judiciário e suas iniciativas para possibilitar uma aproximação mais efetiva da população.
Ao apresentador do programa, Joseph Couri, presidente do Simpi, Vanessa Mateus comentou sobre o fato de ter sido a primeira mulher eleita e reeleita na Apamagis, em quase 70 anos de história da Associação, e atribuiu o feito a um momento de mudança na compreensão da sociedade e do Poder Judiciário. “Essa mudança traz junto uma carga de responsabilidade muito grande. A Apamagis completa em breve [em 2023] 70 anos. A OAB com 90 anos de história teve a primeira mulher presidente somente agora. E a AMB, quando completou 70 anos, em 2019, elegeu a primeira mulher para comandar a entidade. Tais fatos demonstram que vivemos um momento em que as mulheres estão abrindo alas para ocupar os espaços de poder e que há uma compreensão da sociedade e do Judiciário paulista de que isso pode trazer um olhar diferente para a gestão.”
Indagada sobre qual tem sido sua atuação à frente da Apamagis, a presidente ponderou que não se trata apenas de defender garantias e prerrogativas dos membros do Poder Judiciário, mas sim de uma defesa da sociedade que depende de uma Justiça forte e livre. “Não podemos confundir e personalizar as instituições. O meu papel aqui é o fortalecimento das instituições e do Poder Judiciário como garantia à população. O Judiciário é um dos pilares da democracia, a última trincheira da população que tem seus direitos violados.”
Outro tema abordado foi a iniciativa da Apamagis de estreitar os laços com a imprensa com o intuito de diminuir as rusgas e atritos gerados por críticas distorcidas e ataques infundados ao Poder Judiciário que se intensificaram nos últimos anos. “Não há como defender o Estado Democrático de Direito sem a defesa de uma imprensa livre, que deve ser bem informada. Se não abrirmos um dialogo constante e franco com a imprensa, não poderemos reclamar depois da divullgação de informações inverídicas”, disse a presidente da Apamagis.
Vanessa Mateus ainda lembrou as diversas iniciativas promovidas pelo Poder Judiciário de São Paulo e por entidades representativas para se aproximar da sociedade. “O Judiciário sempre se mostrou um Poder mais reservado, mas sentimos que isso nos distanciou da sociedade. E hoje são inúmeras as iniciativas implementadas pelo Judiciário em todo o país visando a aproximação com a sociedade. Uma delas é a campanha Sinal Vermelho, lançada pela AMB e pelo CNJ. Há, ainda, o projeto Eu Tenho Voz, do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), levado às escolas com o objetivo de alertar as crianças sobre a violência doméstica, entre outros.”
A entrevista da presidente Vanessa foi ao ar pelo canal do Simpi no YouTube.
O Presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, Rogério Marrone de Castro Sampaio, […]
Estão abertas, até 18/4, as inscrições do segundo e último lote para os XI Jogos […]
Em uma cerimônia histórica e pontuada por aplausos e momentos carregados de emoção, tomou posse, […]