XXV Congresso Brasileiro da Magistratura reúne mais de 2 mil participantes em Foz do Iguaçu
Com mais de 2 mil participantes, teve início nesta quinta-feira (2/10), o XXV CBM (Congresso Brasileiro da Magistratura), em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento, que no primeiro dia contou com palestra do ex-Presidente do STF e do CNJ, Luís Roberto Barroso, se estende até sábado (4/10) com uma programação científica multidisciplinar. A organização é da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em parceria com a Amapar (Associação dos Magistrados do Paraná). Nesta sexta-feira (3/10), o Presidente do STF e do CNJ, Ministro Edson Fachin, fez a última palestra do dia. Em seguida, houve a apresentação da peça “O Julgamento de Sócrates”, de autoria do Desembargador aposentado Régis de Oliveira, ex-Presidente da Apamagis (1988/1989).
O Presidente, Thiago Massad; o 1º Vice, Desembargador Walter Barone; e a 2ª Vice, Laura de Mattos Almeida, prestigiaram o início do Congresso, assim como os Diretores Tiago Grigorini (Departamento Jurídico), Paulo Bonini (Comunicação), Renato Siqueira (Financeiro), Haydee Apparecida Mariz de Oliveira (Pensionistas). Do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal, estiveram presentes os Desembargadores Rogério Marrone (Presidente), Marcia Regina Dalla Déa Barone e o Juiz Wagner Roby Gidaro (Secretário). O Ex-Presidente da Apamagis Henrique Nelson Calandra (2008/2009) também compareceu ao XXV CBM, um dos maiores eventos promovidos pela AMB.
Participaram, ainda, o Presidente Fernando Antonio Torres Garcia, do Tribunal de Justiça de São Paulo, e os Assessores do TJSP Paula Navarro e Rodrigo Nogueira.
Nos bastidores do evento, o Presidente da Apamagis também concedeu entrevista ao portal de notícias jurídicas JuriNews.
Na solenidade de abertura, Thiago Massad subiu ao palco, onde estavam presidentes das 39 associações filiadas à AMB e representantes de entidades da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Portugal. A mesa contou com a presença do Ministro Joel Ilan Paciornik (STJ); da Ministra Morgana Richa (TST); da Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima; do Presidente da UIJLP e Secretário da AMB, Geraldo Dutra de Andrade Neto; do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; do Prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna; e do Diretor Jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Delazari. Ao final, houve a entrega do Colar de Mérito “Francisco de Paula Xavier Neto” a Magistrados e autoridades.
Remuneração justa
Em sua palestra, o Ministro do STF Luís Roberto Barroso disse que Juízes e Juízas precisam receber vencimentos compatíveis com a responsabilidade que exercem. “Sou um defensor da remuneração justa, compatível e transparente para que os Juízes possam cumprir bem o seu papel”, afirmou.
O Ministro também falou que o mundo vive a terceira revolução industrial e que a Inteligência Artificial irá causar grande impacto no Judiciário e na vida das pessoas.
Sustentabilidade foi outro ponto abordado por Luís Roberto Barroso. No seu entendimento, o Brasil deve assumir protagonismo na adaptação climática e monetizar o impacto positivo que a Floresta Amazônica exerce sobre o ecossistema mundial.
Ao final, reforçou a importância de um Judiciário independente: “Juiz não pode ser punido por decisão judicial fundamentada”, afirmou.
*Com informações e fotos da AMB
Com mais de 2 mil participantes, teve início nesta quinta-feira (2/10), o XXV CBM (Congresso […]
Foi realizada nesta quinta-feira (2/10), em Foz do Iguaçu, a reunião do Conselho de Representantes […]
Apamagis participa da primeira reunião de líderes associativos com o Presidente do STF, Edson Fachin
O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edson […]