Desembargador Walter Barone representa a Apamagis em fórum da OEA nos Estados Unidos sobre desafios do sistema de Justiça brasileiro

1 de junho de 2023

O 1º vice-presidente da Apamagis, desembargador Walter Barone, participou do “I Fórum Desafios atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público: o caso do Brasil” ocorrido em Washington, capital dos Estados Unidos, entre 23 e 26/5. Ele representou a Associação no evento organizado pela OEA (Organização dos Estados Americanos).

Walter Barone integrou o painel “Enfrentamento ao crime organizado, à corrupção e ao cibercrime. Novidades e boas práticas. A Convenção de Budapeste. Provas Digitais. Cooperação entre MP e Judiciário”.

Desembargador Walter Barone em fórum da OEA | Foto: OEA

Neste mesmo painel participaram o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Sebastião Reis Júnior, representando a Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados); o desembargador federal do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região, Flávio Lucas, e os juízes argentinos Daniel Petrone e Sebastián Casanello.

Palestraram no fórum outros membros do sistema de Justiça brasileiro, como o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal); o procurador-geral da República, Augusto Aras; a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do TST (Tribunal Superior do Trabalho); o ministro Artur Vidigal, do STM (Superior Tribunal Militar); o ministro almirante de esquadra Leonardo Puntel (Superior Tribunal Militar); o vice-presidente do TJMSP (Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo), juiz Paulo Adib Casseb; e o presidente do Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), Manoel Murrieta, entre outros.

Representando a Apamagis, Walter Barone integrou painel sobre combate ao crime organizado, entre outros temas | Foto: OEA

“O fórum foi uma excelente oportunidade para descrevermos o que estamos fazendo no Brasil, como também um espaço para troca de experiências e de cooperação jurídica entre todos os membros integrantes da OEA. Foi uma honra representar a Apamagis”, afirmou o desembargador Walter Barone.

Foram apresentadas iniciativas, no âmbito brasileiro, em temas como a proteção dos direitos humanos, o fortalecimento da democracia, a independência funcional de magistrados e de membros do MP (Ministério Público), dentre outros aspectos relevantes.

1º vice-presidente da Apamagis, Walter Barone em participação no fórum | Foto: OEA

O II Fórum está previsto para ser realizado em novembro no Brasil, em Belém (PA).

Em dezembro de 2022, a Apamagis foi a única associação regional brasileira convidada pela OEA em encontro, nos Estados Unidos, para a celebração de acordos de cooperação envolvendo cursos de aperfeiçoamento de magistrados e membros do Ministério Público. Walter Barone também representou a Associação na ocasião.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Presidente Thiago Massad participou, nesta terça-feira (21/10), da assinatura do Termo de Cooperação firmado […]

  • O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou nesta […]

  • Na próxima segunda-feira, 27/10, não haverá expediente presencial na sede administrativa e no restaurante da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS