Renato Nalini destaca propostas de Vanessa Mateus para aprimoramento do Judiciário e sua condução à frente da Apamagis
Ex-presidente do TJSP, José Renato Nalini, em artigo publicado nesta quarta-feira (28/6) no portal do Estadão, destacou propostas de Vanessa Mateus sobre melhorias do Judiciário e sua condução na liderança da Apamagis.
Sob o título “A eficiência de Vanessa”, José Renato Nalini inicia o texto informando que foi convidado a participar da banca de mestrado da presidente da Apamagis no Cedes (Centro de Estudos de Direito Econômico e Social). A dissertação teve o título “Eficiência na Justiça – uma análise de custos, custeio e benefícios no Poder Judiciário”.

De acordo com o ex-presidente do TJSP, Vanessa Mateus “enfrentou questões sensíveis do sistema Justiça e se propôs a oferecer uma proposta de mitigação da nociva e indiscriminada concessão de Justiça gratuita, algo que tem beneficiado – prioritariamente – quem pode pagar pelo acionamento de um serviço público sustentado por todas as pessoas”.
O artigo segue discorrendo que “Vanessa comprovou que a concessão de gratuidade corresponde aos bolsões mais abonados da capital. A periferia, mais carente, quase nada consegue do propalado e exagerado acesso à Justiça”.
O desembargador também descreve que a presidente da Associação é adepta da adoção de novas tecnologias e “defende a transição do período analógico pelo digital, ciente de que muita coisa nova ainda virá com o avanço irreprimível da ciência. Aborda a questão do Estado ser o maior cliente do Judiciário, uma autofagia inexplicável”.
O artigo é concluído informando que “Vanessa Mateus fez a sua parte. Mostrou-se eficiente na dissertação, como é eficiente na condução da Apamagis. Mereceu o ‘dez com louvor’ que a banca lhe atribuiu”.
Leia o artigo na íntegra aqui.
Os Clubes de Leitura da Apamagis e da APL (Academia Paulista de Letras) promovem, nesta […]
A Academia de ginástica da sede social ficará fechada durante dois dias, para que os […]
Em virtude do feriado forense do Dia Justiça, na segunda-feira (8/12), sede administrativa e restaurante […]