Em Cuiabá, Thiago Massad, também assessor especial da AMB, acompanha a 18ª edição do Diálogos da Magistratura

19 de agosto de 2025

O Presidente Thiago Massad, da Apamagis, participou da 18ª edição do programa Diálogos da Magistratura, uma realização da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em parceria com o STF (Supremo Tribunal Federal) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

No encontro, em Cuiabá, nesta segunda-feira (18/8), apoiado por associações regionais, o Presidente do STF e do CNJ, Luís Roberto Barroso, que deixa a presidência da Corte no próximo mês, relatou para os Magistrados suas principais ações desenvolvidas no período em que presidiu o Conselho, dentre elas: o concurso nacional para a Magistratura e para os cartórios; ampliação da paridade de gênero no Judiciário; medidas contra a litigância predatória e para aumentar a eficiência das execuções; projeto de linguagem simples; a padronização de ementas; o desenvolvimento de um sistema nacional de precatórios; e o Portal Único do Poder Judiciário, que reúne em uma mesma interface tecnológica diferentes sistemas de processo digital.

Para os Magistrados, o Ministro ainda avaliou o papel do Judiciário, que, segundo ele, “se transformou em um verdadeiro Poder no arranjo institucional do país”. Tal protagonismo tem sustentação na Constituição de 1988, que possibilitou ao STF decidir questões econômicas, sociais, éticas e políticas em casos que geram grande interesse e repercussão em todo o País.

Na abertura desta edição do programa, organizado pela Amam (Associação Mato-Grossense de Magistrados), a Presidente da entidade, Eulice Jaqueline Cherulli, ressaltou que o Ministro Luís Roberto Barroso é “portador de um novo tempo e reescreveu a Magistratura. Ele nos defendeu, reconheceu nosso valor, assegurou remuneração digna e não se cala quando essa questão nos expõe de forma pejorativa pela imprensa”.

Na conversa com o Ministro Luís Roberto Barroso, Magistrados sugeriram ações na defesa dos Direitos Humanos, inclusive em prol da população trans. E abordaram, ainda, temas de interesse, como férias e simetria constitucional entre Magistratura e Ministério Público.

O programa Diálogos da Magistratura terá sua 19ª edição no dia 19/9, em Boa Vista, Roraima.

*Com informações e fotos da AMB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Em sua última sessão à frente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), nesta terça-feira (23/9), […]

  • O Presidente Thiago Massad, da Apamagis, participou nesta segunda-feira (22/9) da abertura do Seminário “Brasil/Itália […]

  • Até o dia 16/10 estarão abertas as inscrições para o II Encontro do Fórum das […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS