Ministro Luís Roberto Barroso aponta desafios e avanços da carreira no Diálogos da Magistratura
Brasília foi a sede, nesta segunda-feira (26/5), da 13ª edição do Programa Diálogos da Magistratura, idealizado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) com apoio do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e de associações regionais. O evento mais uma vez levou o Presidente do STF e do CNJ, Luís Roberto Barroso, a uma conversa direta com os Magistrados. À mesa, o Ministro foi acompanhado por integrantes da Diretoria da AMB e Magistrados do Distrito Federal. Assessor da Presidência da AMB, o Presidente da Apamagis, Thiago Massad, compareceu ao evento.
Temas como a gestão do Poder Judiciário, as perspectivas da Justiça, as demandas da Magistratura, o aprimoramento da prestação jurisdicional e melhorias na carreira em diversos aspectos permearam a conversa. A alta litigiosidade no Brasil também foi destacada: “É muito barato litigar no Brasil, e é muito fácil pedir gratuidade. A soma desses dois fatores faz com que haja muitos ajuizamentos”, afirmou o Ministro.
Dentro desse contexto e ainda levando em consideração outras questões que envolvem o dia a dia nos tribunais, Luís Roberto Barroso defendeu pagamentos justos e tranquilidade aos Magistrados para trabalhar.
O Presidente do STF e do CNJ também destacou feitos de sua gestão, como o Exame Nacional da Magistratura, o programa de bolsas preparatórias para candidatos negros aos concursos da Magistratura, a criação de um sistema unificado de precatórios, ações na área prisional, medidas voltadas à paridade de gênero na Magistratura, a padronização das emendas, o pacto pela linguagem simples no Poder Judiciário e o incentivo à busca de soluções consensuais para os litígios. Magistrados do Distrito Federal também fizeram sugestões ao Ministro relativas à prestação jurisdicional.
*Com informações da AMB
Devido à alta demanda pela vacina Shingrix contra o Herpes Zóster, a Apamagis conseguiu prorrogar […]
O atendimento remoto será realizado por meio do telefone da sede administrativa da Apamagis: (11) […]
Como ocorre tradicionalmente, a Apamagis promoverá no dia 25/6 o almoço da Campanha do Agasalho […]