Em Campinas, Ministro Barroso conversa com estudantes do ensino médio e é homenageado pelo TRT 15
Antes de ir para o Fórum de Campinas, onde pela primeira vez aconteceria o Programa Diálogos da Magistratura no Estado de São Paulo, com um público que lotou o Salão do Júri, o Presidente do STF e do CNJ, Ministro Luís Roberto Barroso, visitou a Escola Estadual Culto à Ciência. Mais cedo, foi homenageado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (Campinas).
Na Escola, após conhecer a biblioteca e espaços da instituição, que tem 150 anos, o Ministro foi ao auditório, onde cerca de 700 alunos do ensino médio o ovacionaram durante na sua entrada e, depois, no final. Um grupo de estudantes iniciou o evento cantando e tocando a música “Relicário”, de Nando Reis, em uma versão com viola caipira.
O Ministro contou sobre sua trajetória pessoal, desde os tempos de menino, quando imaginava um dia ser jogador de futebol em sua cidade natal Vassouras, até sua ida para o Rio de Janeiro. Fez relatos, ainda, sobre a família, a escolha do Direito e o ingresso na Magistratura. Mas, mais do que falar sobre si, falou sobre a vida e seus desafios, sobre Inteligência Artificial, crise climática e a importância da democracia.
Luís Roberto Barroso estimulou a autoconfiança de cada um, destacou a importância de lutar pelos sonhos, de estudar, de não se comparar com os outros, mas tentar extrair o melhor de si, e da importância da igualdade e do respeito às diferenças.
“Democracia significa que somos todos livres e iguais. Portanto, igualdade de gênero, igualdade racial, não reproduzir o racismo estrutural que marcou a história brasileira, respeito às pessoas na sua orientação sexual – o que vale a vida são os nossos afetos – compõem causas da humanidade. A vida é uma festa, e que todos possam entrar pela porta da frente”, finalizou.
Colar do Mérito Judiciário
Mais cedo, o Ministro Luís Roberto Barroso foi homenageado no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), onde recebeu o Colar do Mérito Judiciário. A comenda foi entregue pelo Desembargador aposentado do TRT-15 Fábio Allegretti Cooper, que fez a indicação, e pela presidente da Corte, Ana Paula Pellegrina Lockmann. O Presidente da Apamagis, Thiago Massad, prestigiou o evento. Também estiveram presentes o 1º Vice, Walter Barone; a 2ª Vice, Laura de Mattos Almeida, e integrantes da Diretoria.
Em seu discurso, a presidente do TRT 15, Ana Paula Pellegrina Lockmann, disse que a trajetória do homenageado “é marcada por notável brilhantismo acadêmico, reconhecido internacionalmente, e carreia jurídica exemplar, marcada pela defesa dos direitos humanos e a construção da sociedade mais justa e igualitária”. Também afirmou que o Presidente do STF e do CNJ “tem demonstrado firme propósito na defesa das instituições democráticas e com o aperfeiçoamento contínuo do Poder Judiciário.”
“A Justiça do Trabalho, no imaginário social, é a Justiça mais acessível para o cidadão. Quando alguém diz que vai procurar seus direitos, geralmente está se referindo à Justiça do Trabalho”, disse o Ministro em seu discurso.
Luís Roberto Barroso ainda salientou a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade brasileira, “extremamente desigual, com resquícios escravocratas e com necessidade de especial proteção do polo mais fraco das relações jurídicas, que são os trabalhadores”. Entre as ações de sua gestão, destacou uma Resolução do CNJ que prevê a redução de litigiosidade.
Sobre os constantes ataques sofridos pela Magistratura, afirmou que não se surpreende com as críticas recebidas, que fazem parte de um estado democrático e servem para o aprimoramento do trabalho. “Antes de ser um Poder, o Judiciário é um serviço, e temos a obrigação de prestar o melhor serviço que pudermos”, disse.
Também integraram a mesa os Presidentes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, respectivamente Fernando Antonio Torres Garcia, Valdir Florindo e Carlos Muta; a Procuradora-Geral do Trabalho da 15ª Região, Alvamari Cassillo Tebet; o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; a Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Regina Urbano; e a Conselheira Federal da OAB-SP, Dione Almeida, representando o Presidente Leonardo Sica.
O Presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, Rogério Marrone de Castro Sampaio, […]
Estão abertas, até 18/4, as inscrições do segundo e último lote para os XI Jogos […]
Em uma cerimônia histórica e pontuada por aplausos e momentos carregados de emoção, tomou posse, […]