Reforma administrativa é o foco dos debates do programa “Diálogos da Magistratura”, no Rio de Janeiro
Em sua penúltima participação no programa “Diálogos da Magistratura” como Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministro Luís Roberto Barroso focou a conversa que manteve com os Magistrados, nesta segunda-feira (1º/9), na reforma administrativa, em tramitação no Congresso Nacional. Para ele, não se pode permitir qualquer iniciativa que tente diferenciar a Magistratura do Ministério Público. “Acabar com a equiparação da Magistratura com o Ministério Público é inegociável”, afirmou, para, em seguida, defender a valorização da carreira: “Sou um defensor da boa remuneração para que tenhamos uma Magistratura íntegra e bem paga”.
Luís Roberto Barroso ainda tratou sobre Justiça Itinerante e sustentabilidade no programa e relacionou alguns dos relevantes projetos que implantou em sua gestão, também à frente do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, destacou os Exames Nacionais da Magistratura e de Cartórios, políticas de paridade de gênero e cotas raciais nos concursos, pacto pela linguagem simples, padronização de ementas, melhorias na execução fiscal, identificação de áreas concentradoras de litigiosidade.
O Presidente Thiago Massad, da Apamagis e Assessor da Associação dos Magistrados Brasileiros, acompanhou o evento, uma iniciativa da AMB em parceria com o STF e o CNJ.
Esta foi a 19ª edição do “Diálogos da Magistratura”, realizada em parceria com a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), A 20ª será no dia 15/9, em Boa Vista, Roraima.
Aos Magistrados presentes, o Presidente Frederico Mendes Júnior, da AMB, lembrou algumas conquistas recentes do associativismo: licença compensatória, permuta entre Juízes, tramitação da PEC da Valorização por Tempo de Magistratura (VTM).
*Com informações e fotos da AMB
Em sua última sessão à frente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), nesta terça-feira (23/9), […]
O Presidente Thiago Massad, da Apamagis, participou nesta segunda-feira (22/9) da abertura do Seminário “Brasil/Itália […]
Até o dia 16/10 estarão abertas as inscrições para o II Encontro do Fórum das […]