Luís Roberto Barroso analisa a visibilidade do Judiciário no “Diálogos da Magistratura”, em Roraima
Na segunda-feira (15/9), foi realizada a última edição do programa “Diálogos da Magistratura” com a participação do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, que passa o cargo ao Ministro Edson Fachin no dia 29/9. O Presidente da Apamagis, Thiago Massad, acompanhou o encontro, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com a Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr).
A reunião, em Boa Vista (RR), foi conduzida pelo Presidente da Amarr, Marcelo Lima de Oliveira, e contou com a participação do Presidente interino da AMB, Claudio Martinewski, e do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Leonardo Pache de Faria Cupello.
O Programa “Diálogos da Magistratura” deve ser mantido após a mudança no comando do STF e do CNJ. O próximo Presidente, Luiz Edson Fachin, já manifestou interesse em participar das próximas edições.

Atuação relevante
A crescente visibilidade do Judiciário foi um dos temas abordados por Luís Roberto Barroso no encontro: “O Judiciário era um departamento técnico especializado e hoje se tornou um poder que tem uma atuação relevante na paisagem institucional do país”, disse. O Ministro lembrou que a Constituição de 1988 levou Magistrados e Tribunais a decidirem sobre temas que impactam diretamente a vida de pessoas e empresas, abrangendo questões econômicas, políticas e sociais.
“O Juiz é a face do Estado e do Poder Judiciário. Tenho muito orgulho do Judiciário brasileiro e dos pouco mais de 18 mil juízes que prestam serviços. A Magistratura é, possivelmente, a instituição com mais capilaridade, levando o Estado às comunidades mais distantes”, afirmou.

Também foram abordados, durante a conversa do Ministro com Magistrados, temas como o Exame Nacional da Magistratura, o Pacto pela Linguagem Simples, ações para reduzir a desigualdade de gênero e raça na Magistratura, medidas para reduzir a litigiosidade e uso da Inteligência Artificial no trabalho. Os Magistrados também puderam levar suas dúvidas e questionamentos ao Presidente do STF e do CNJ. Ao final do encontro, Luís Roberto Barroso foi homenageado com o diploma e a Medalha de Mérito do Poder Judiciário.
*Com informações e fotos da AMB
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (7/1), a posse administrativa dos […]
Nove cidades do interior e uma do litoral foram percorridas pelo Presidente Thiago Massad e […]
Na última instalação de sua gestão, Presidente do TJ entrega fórum novo, Vara e UPJ em Caraguatatuba
O Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, conduziu, nesta segunda-feira (15/12), a última cerimônia […]

