A Secretaria Apamagis Mulher é um marco e representa um avanço da presença feminina no associativismo. A sua criação propicia o envolvimento de Magistradas, em todas as Comarcas do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover ações não só visando aos interesses das Juízas sob a perspectiva de gênero, mas também tendo uma atuação prática nos episódios de violência contra a mulher.

Trata-se de um espaço importante para discutir a ocupação das mulheres no Judiciário, conforme preveem resolução do Conselho Nacional de Justiça e a Convenção Internacional dos Direitos da Mulher, realizada em Belém (PA).

Para tratar das questões relevantes em defesa das Magistradas, a Secretaria Apamagis Mulher já realizou uma pesquisa inédita com as associadas da ativa de todo o Estado de São Paulo para fazer um diagnóstico de quem são essas profissionais e quais suas expectativas em relação à carreira e à vida associativa. A partir desses dados, discutir propostas de melhorias na vida de cada uma das Juízas e Desembargadoras.

A Secretaria Apamagis Mulher, dentro de sua proposta de debater e consolidar pautas sobre a questão de gênero no Judiciário, já realizou as palestras “Saúde da Mulher” e “Mulheres e Justiça”. E, da agenda das ações idealizadas, constam encontros com Juízas nas dez RAJs (Regiões Administrativas Judiciárias) do Estado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Novos encontros da Secretaria Apamagis Mulher serão realizados em 2026. O primeiro do ano ocorrerá […]

  • A Secretaria Apamagis Mulher irá realizar encontros com as Juízas associadas em todo o Estado […]

  • O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) promoverá em sua sede, nos dias 25 e 26/9, […]

INFORMAÇÕES ADICIONAIS