Apamagis celebra 70 anos em cerimônia especial realizada no Palácio da Justiça
A Apamagis celebrou seus 70 anos de existência com uma cerimônia especial realizada nesta segunda-feira (6/3), no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário paulista. Na solenidade, a presidente Vanessa Mateus, da Apamagis, entregou uma placa comemorativa aos ex-presidentes e familiares dos que já faleceram. Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, entre integrantes da diretoria, ex-presidentes, magistrados, advogados, autoridades do Poder Executivo estadual, do Judiciário e do Legislativo.
Compuseram a mesa da cerimônia, pela Apamagis, Vanessa Mateus; o desembargador Walter Barone, 1º vice-presidente; o 2º vice-presidente, Thiago Massad; o presidente do Conselho, Carlos Fonseca Monnerat, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski; o secretário estadual da Justiça e Cidadania, desembargador Fábio Prieto de Souza – representando o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.

Vanessa Mateus entrega placa de homenagem ao ministro Lewandowski, ao lado do presidente do TJSP, Ricardo Mair Anafe | Foto: Ariane Martins
Também formaram a mesa o senador Alexandre Luiz Giordano; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o desembargador Wanderley José Federighi, presidente da seção de Direito Público do TJSP; e José Carlos Consenzo, vice-procurador do Ministério Público do Estado de São Paulo.
‘Somos o braço político da Magistratura’
A solenidade, realizada às 18h30, no Salão dos Passos Perdidos, contou com uma homenagem especial ao ministro do STF, Ricardo Lewandowski, diretor da Associação entre 1992 e 1995 e prestes a se aposentar. Antes dos pronunciamentos, foi apresentado aos presentes um breve vídeo sobre a história da Apamagis.

Presidência da Apamagis ao lado do senador Alexandre Luiz Giordano e Ricardo Mair Anafe | Foto: Ariane Martins
Em seguida, Vanessa Mateus saudou a todos e se disse honrada em presidir a Associação em seu aniversário de 70 anos. “Trata-se de uma história longa. Quis o destino que essa comemoração coincidisse como uma quebra de paradigma: a primeira mulher ocupando a presidência da Associação. Hoje, podemos dizer que somos o braço político da Magistratura na interlocução com o Poder Legislativo e com o Executivo”, afirmou.
Posteriormente, Vanessa Mateus homenageou os nomes das várias pessoas que ajudaram a construir a Associação. “Meu papel nesse momento é apenas o de registrar a presença de cada um de vocês, que contribuíram com essa história colocando um tijolo nessa Associação. Essa solenidade, em um lugar tão especial, tem esse objetivo: lembrar da nossa história para tornar cada vez mais sólidas as bases sobre as quais nós construímos o nosso futuro”, afirmou a presidente antes de anunciar a fala do ministro Lewandowski: “Poucas pessoas acolheram e brigaram pelo Judiciário como ele. Não houve um momento em que as associações não foram recebidas pelo ministro, um assunto em que ele não tenha se disposto a nos ouvir”.

Ex-presidentes e familiares recebem placa de homenagem durante a solenidade | Foto: Ariane Martins
Em seu discurso, o ministro disse que “essa é uma data extremamente importante; a Apamagis é uma verdadeira instituição. Quem sobrevive mais de 50 anos é de caráter histórico. Os presidentes que aqui estão e os que não estão empreenderam uma corrida de revezamento para construir essa história”.
Na sequência, Lewandowski relembrou algumas das lutas empenhadas pela Apamagis ao longo dos anos, como no auxílio à elaboração da Constituinte de 1988 e na reforma do Judiciário. “A Associação sempre atuou para manter as prerrogativas dos magistrados. Tenho grande orgulho de ter ingressado na Apamagis há 32 anos. É uma grande família, criei os meus filhos e os netos na Apamagis. Desejo longa vida à Apamagis, aos juízes e juízas de São Paulo”, frisou o ministro.
O desembargador Fábio Prieto de Souza felicitou a todos em nome do governador e relembrou o período da Constituinte, na qual as associações tiveram o papel de “mensageiras da história dos juízes”, que “fazem fluir o que cada um de nós é na Magistratura”. Em sua fala, o secretário ressaltou ainda o significado especial do Tribunal de Justiça. “Defendi o Tribunal de Justiça em duas oportunidades, no momento em que não tínhamos no CNJ juízes como Ricardo Lewandowski. Parabéns à Apamagis e ao nosso Tribunal de Justiça, uma catedral do Direito.”

Composição da mesa solene, no Salão dos Passos Perdidos | Foto: Ariane Martins
Encerrando a solenidade, o presidente do TJSP – associado há 37 anos – expressou a honra do Tribunal de Justiça em receber em suas dependências o ato comemorativo da Apamagis. Corroborando as palavras do ministro Lewandowski, o desembargador Ricardo Mair Anafe afirmou que o evento marca os 70 anos de um movimento associativo e institucional.
“A Apamagis não é apenas um movimento associativo, mas um movimento institucional na defesa do Estado de Direito. Quando ela [Associação] defende a instituição, defende a prerrogativa da população de ter um Judiciário independente e autônomo. As prerrogativas dos juízes são prerrogativas da sociedade brasileira; não são vantagens nem benesses”, afirmou Anafe.
Veja as fotos do evento no flickr da Apamagis!
Assista ao vídeo institucional no canal da Apamagis no Youtube!
Os Clubes de Leitura da Apamagis e da APL (Academia Paulista de Letras) promovem, nesta […]
A Academia de ginástica da sede social ficará fechada durante dois dias, para que os […]
Em virtude do feriado forense do Dia Justiça, na segunda-feira (8/12), sede administrativa e restaurante […]