Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

7 de agosto de 2023

O advogado paulista Cristiano Zanin tomou posse na última quinta-feira (3/8) como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) em solenidade realizada na Corte, em Brasília. Ele ocupará a cadeira deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, aposentado em abril.

Estiveram presentes a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus; o 1º vice-presidente, desembargador Walter Barone; o 2º vice-presidente, Thiago Massad e a diretora do Departamento Social e de Eventos Extraordinários, Laura de Mattos Almeida. O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, também compareceu.

Presidente Vanessa Mateus, Cristiano Zanin e esposa | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A cerimônia foi conduzida pela ministra Rosa Weber, presidente do STF, com as presenças dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, e do procurador-geral da República, Augusto Aras, entre outros membros do Judiciário e autoridades. Cristiano Zanin realizou o juramento de cumprir a Constituição. Em seguida, o termo de posse foi assinado.

O novo ministro da Corte nasceu em Piracicaba, no interior, em 1975. Graduou-se em Direito na PUC-SP, em 1999. É casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin e pai de três filhos. No exercício da advocacia, atuou por mais de 20 anos em alguns casos de repercussão nacional, como ações da Operação Lava-Jato e envolvendo grandes grupos empresariais, como a falência da Transbrasil e recuperação judicial da Varig e Lojas Americanas.

Cristiano Zanin também é professor de Direito Civil e Direito Processual Civil. Já atuou no Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

  • A peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS