Desembargador Gustavo Grandinetti lança biografia de Mario Quintana no dia 22/5, em São Paulo
O Desembargador do TJRJ Gustavo Grandinetti irá lançar, na próxima quinta-feira (22/5), às 19h, seu livro “O Passarinho do Contra – Uma Biografia de Mario Quintana” (Ed. Tordesilhas). O lançamento será realizado na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 – piso 3) e contará com a presença do Professor e Secretário-Geral da UBES (União Brasileira de Escritores), Rogério Duarte.
Em sua obra, Gustavo Grandinetti traz à tona detalhes da vida do poeta, mais conhecido por suas obras do que por suas histórias pessoais. São vivências de Mario Quintana como a infância tolhida por condições de saúde, seu engajamento voluntário nas tropas de Getúlio Vargas durante a Revolução de 1930, sua paixão platônica por Cecília Meireles, o alcoolismo e as três derrotas sofridas nas eleições em que concorreu para a Academia Brasileira de Letras.
Como traz o texto de apresentação do livro, Mario Quintana “era um homem que, de um modo geral, ironizava a sociedade burguesa, as convenções sociais, a riqueza, a arrogância, a presunção dos sábios e dos poderosos, enfim, era um homem do contra”.
Para trazer à luz essa biografia de Mario Quintana, o Desembargador Gustavo Grandinetti se valeu de depoimentos, documentos, entrevistas e até mesmo da obra poética do homenageado. Segundo o poeta, crítico e ensaísta Armindo Trevisan, esta obra “será um sucesso…possui verve, riqueza de pontos-de-vista, abundância de citações oportunas, e variedade de subsídios”.

O autor
Nascido no Rio de Janeiro, Gustavo Grandinetti foi Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e é Professor da UERJ. Fez mestrado e doutorado em Direito e pós-doutorado em Teoria das Ideias. Tem diversos livros e artigos jurídicos publicados no Brasil e em Portugal. Como Magistrado, recebeu menção honrosa no Prêmio Innovare, em 2011. Na literatura, conquistou menção honrosa em concurso da União Brasileira de Escritores, na categoria prosa, em 1986, pelo romance inédito “Eu cego”. Recebeu também menção honrosa em concurso da Academia Paulista de Letras, na categoria poesia, em 2019. É membro correspondente da Academia Petropolitana de Letras. Pela Editora Chiado publicou o livro de crônicas “Por trás da venda”, em 2018, e “Romances no trem da história”, pela Editora Lacre, em 2021.
*Com informações da Editora Tordesilhas

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (7/1), a posse administrativa dos […]
Nove cidades do interior e uma do litoral foram percorridas pelo Presidente Thiago Massad e […]
Na última instalação de sua gestão, Presidente do TJ entrega fórum novo, Vara e UPJ em Caraguatatuba
O Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, conduziu, nesta segunda-feira (15/12), a última cerimônia […]