Desembargador Ricardo Tucunduva é homenageado em sua última sessão na 6ª Câmara de Direito Criminal no TJSP

16 de dezembro de 2022

O desembargador Ricardo Tucunduva foi homenageado nesta quinta-feira, 15/12, em sessão da 6ª Câmara de Direito Criminal no TJSP, em razão de sua aposentadoria após 20 anos atuando na Corte. Muito querido por seus pares, servidores, amigos e familiares, a última sessão de trabalho ficou lotada na Sala dos Retratos do Palácio da Justiça.

Ricardo Tucunduva tem uma trajetória de 50 anos dedicados ao Direito. Atuou inicialmente como promotor e procurador de Justiça. Pelo critério do Quinto Constitucional, tornou-se juiz de segundo grau.

Desembargador Ricardo Tucunduva entre o presidente do TJSP, Ricardo Mair Anafe e o corregedor-geral, Fernando Antonio Torres Garcia | Foto: Ariane Martins

O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, celebrou a jornada do homenageado. “Foram anos marcados por uma conduta ímpar, impoluta, de muito ensino e aprendizado. É uma pessoa envolvida não apenas com o Poder Judiciário, mas integra uma série de associações civis. Para nós, a despedida de Ricardo Tucunduva é um sentimento de perda de um excelente profissional, e ao mesmo tempo um momento de dar início a outra caminhada de sucesso, longa e profícua”, afirmou Anafe.

Vice-presidente do TJSP, Guilherme Strenger, cumprimenta o homenageado | Foto: Ariane Martins

Um momento mais de alegria do que de melancolia, definiu o vice-presidente do Tribunal, desembargador Guilherme Strenger. “Não vejo tristeza em sua aposentadoria, porque sei que ocupará outras funções fora da Magistratura, mas continuará mantendo contato conosco”, ressaltou.

Corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia | Foto: Ariane Martins

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o sentimento é de agradecimento a Ricardo Tucunduva. “A minha palavra é de gratidão eterna, do povo e do Poder Judiciário”, destacou o corregedor-geral.

Ricardo Tucunduva recebe placa de homenagem da família | Foto: Ariane Martins

Também prestigiaram a homenagem o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; o presidente da Seção de Direito Criminal, Francisco José Galvão Bruno; o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves e o diretor de Comunicação da Apamagis, Fabrício Reali Zia, entre outros convidados.

Emocionado, Ricardo Tucunduva relembrou ocasiões importantes de sua trajetória. “É oportuno, agora, refletir sobre o tempo de plantar e de colher. No decorrer de minha vida, procurei plantar adequadamente, mas o destino fez com que a colheita fosse mais farta do que normalmente seria possível colher a partir do que plantei. Prova disso são as palavras que me foram dirigidas e a presença de todos os amigos e familiares que estão aqui. Por isso, dirijo a todos os presentes os mais sinceros agradecimentos por tudo que fizeram e fazem por mim”, afirmou.

Confira as fotos da homenagem no Flickr da Apamagis. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, Rogério Marrone de Castro Sampaio, […]

  • Estão abertas, até 18/4, as inscrições do segundo e último lote para os XI Jogos […]

  • Em uma cerimônia histórica e pontuada por aplausos e momentos carregados de emoção, tomou posse, […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS