Evento na Unisa marca lançamento de livro em homenagem ao ministro Moura Ribeiro, do STJ

27 de novembro de 2023

A Unisa (Universidade Santo Amaro) promoveu, na última sexta-feira (24/11), o evento de lançamento do livro “Liber Amicorum: uma homenagem aos dez anos do ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro no STJ”.

Ministro Moura Ribeiro, do STJ | Foto: Ariane Martins

A obra reúne 51 artigos escritos por 82 autores. Moura Ribeiro completou dez anos no STJ em 28/8. Coordenada por Aline Gomes Caselato, Eronides A. R. Santos, Felipe Herdem Lima e Wilson Furtado Roberto, a coletânea celebra a trajetória do ministro conhecido no meio jurídico pelo olhar humanitário que imprime em suas sentenças, o que já lhe rendeu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz, em 2020.

Evento realizado na Unisa | Foto: Ariane Martins

As organizadoras da obra são Daniella Gheler Zampietro e Juliana Garcia Grubba. O prefácio foi escrito pela desembargadora do TJSP e esposa do homenageado, Maria Olívia Pinto Esteves Alves.

Os textos do livro, de mais de 900 páginas, são inspirados em decisões paradigmáticas do ministro Moura Ribeiro em diversas áreas do Direito: Empresarial, Autoral, Cível, Penal, do Consumidor, da Família e Direitos Humanos.

Moura Ribeiro e esposa, Maria Olívia Pinto Esteves Alves | Foto: Ariane Martins

Natural de Santos (SP), o ministro Moura Ribeiro integra o STJ desde 2013. Atualmente, compõe a Segunda Seção, a Terceira Turma e a Comissão de Regimento Interno. Mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é autor de diversos livros e artigos e leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Direito, em São Paulo e Brasília.

*Com informações do STJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O TJSP promoveu, nesta quinta-feira (29/2), a posse solene do desembargador Francisco Carlos Inouye Shintate. […]

  • O presidente da Apamagis, Thiago Massad, e a 2ª vice-presidente, Laura de Mattos Almeida, participaram […]

  • A Assembleia Geral Ordinária, realizada em 21/2 de maneira presencial na sede administrativa e também […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS