Judiciário paulista prestigia posse da Corregedoria Geral do Ministério Público de São Paulo

6 de fevereiro de 2025

O Ministério Público do Estado de São Paulo realizou, em 5/1, a cerimônia de posse dos Procuradores de Justiça Liliana Mercadante Mortari e Roberto Barbosa Alves nos cargos de Corregedora-Geral e Vice-Corregedor, para o biênio 2025/2026.

Integraram a mesa de honra o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que conduziu a solenidade; o Corregedor-Geral do TJSP, Francisco Eduardo Loureiro, representando o Presidente da Corte; o Secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; o Secretário do Conselho Superior do MPSP, Arthur Pinto de Lemos Júnior; o Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado Teixeira Júnior; o Corregedor-Geral do MPSP nos dois últimos biênios, Moutauri Cioccheti de Souza; a Corregedora-Geral no biênio 2019/2020, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner; o decano do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, Pedro Franco de Campos; o Secretário do Órgão Especial, José Correia de Arruda Neto; e a Presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos MPs, Sílvia Abdala Tuma. Da Apamagis, compareceu o Diretor Financeiro Renato Siqueira, representando o Presidente, Thiago Massad.

Liliana Mercadante Mortari e Roberto Barbosa Alves receberam os cumprimentos de representantes dos Três Poderes e do Sistema de Justiça. Fizeram uso da palavra Fábio Prieto, Arthur Pinto de Lemos Júnior, Paulo Penteado Teixeira Júnior, Moutauri Cioccheti de Souza e Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner. “Se os corregedores são bons, os promotores e procuradores têm independência. Tenho certeza de que a Liliana e o Roberto manterão essa linha do Ministério Público”, afirmou Fábio Prieto, que representou o Governador Tarcísio de Freitas.

“Este momento é a sublimação de toda a minha carreira. O júbilo não decorre de vaidade e nem de propósito político específico, mas de algo muito mais transcendente: a ética”, declarou Liliana Mercadante Mortari, que ingressou no MPSP há 37 anos.

Roberto Barbosa Alves falou da expectativa para o biênio: “O desafio estará em dar vida à promessa de diálogo permanente entre as múltiplas gerações que compõem nossos quadros. Afirmo minha disposição franciscana de bem servir”, salientou.

Encerrando a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, reiterou a capacidade e as qualidades dos empossados. “A Corregedoria desempenha um papel crucial e é condição sine qua non ao funcionamento do Ministério Público. Para grandes missões, grandes nomes. Estou certo de que ambos contribuirão para que nossa instituição entregue à sociedade o que ela espera de nós”, afirmou.

Estiveram presentes, ainda, o Presidente da Seção de Direito Público do TJSP, Ricardo Cintra Torres de Carvalho; o Presidente da Seção de Direito Criminal, Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho; a Juíza Assessora da Vice-Presidência Tatiana Saes Valverde Ormeleze, representando o Vice-Presidente, Artur Cesar Beretta da Silveira.

Também prestigiaram a solenidade o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Silmar Fernandes; o Vice-Presidente do TRE-SP e Corregedor Regional Eleitoral, José Antonio Encinas Manfré; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Enio Luiz Rossetto; o Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Luís Antonio Johonsom di Salvo, representando o Presidente; a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, representando o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; a Defensora Pública-Geral de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; o Deputado Estadual Lucas Bove; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco; a Secretária Municipal de Justiça, Eunice Prudente, representado o Prefeito de São Paulo; a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Santana; a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Daniela Marchi Magalhães, representando o Presidente; o Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Cassio Araújo de Freitas, entre outras autoridades.

*Com informações do TJSP

Fotos: APMP e TJSP/Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Devido à alta demanda pela vacina Shingrix contra o Herpes Zóster, a Apamagis conseguiu prorrogar […]

  • O atendimento remoto será realizado por meio do telefone da sede administrativa da Apamagis: (11) […]

  • Como ocorre tradicionalmente, a Apamagis promoverá no dia 25/6 o almoço da Campanha do Agasalho […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS