Magistrado escreve depoimento marcante envolvendo a carreira na Magistratura, em coluna do jornal OVALE
“O juiz e o menino” foi o título da coluna da Apamagis publicada no jornal OVALE, neste sábado (17/12), pelo magistrado Filipe Levada, filho do saudoso desembargador Cláudio Levada. Em uma crônica envolvendo a carreira da Magistratura, o magistrado conta que um garoto carente o fez desistir de abandonar a judicatura, decisão tomada após julgar um caso envolvendo violência sexual.
“Num vinte e cinco de outubro, desisti de ser juiz”, escreve Filipe Levada. “Dias antes, havia julgado um dos casos mais dolorosos com que já me deparei. Um sargento da polícia militar havia sido acusado de estuprar cinco mil vezes as filhas”, descreve.
Após o Poder Judiciário ser acionado pelo Conselho Tutelar, o magistrado conta que condenou o réu a mais de 100 anos de prisão. Depois do julgamento, Filipe Levada falou para a esposa: “Eu não quero mais ser juiz. Veja este caso”.
Em seguida, nos preparativos de uma viagem a Maceió (AL), o casal precisou ficar em um hotel em Guarulhos. Ao se dirigir a uma lanchonete, o magistrado foi abordado por duas crianças com fome. Perto delas, havia um menino. O juiz providenciou lanches para as três crianças e perguntou ao garoto o que ele queria ser quando crescer. O menino respondeu: “Eu serei juiz”.
“Naquele vinte e seis de outubro, decidi que jamais diria novamente ‘não quero mais ser juiz’. Eu não tenho esse direito. Não em um país injusto como o nosso”, relata Filipe Levada.
Sobre a coluna da Apamagis no jornal OVALE
Publicada quinzenalmente no jornal OVALE, a coluna da Apamagis é um espaço dedicado a desmistificar o Poder Judiciário e a promover maior interação da Magistratura com a sociedade.
O Jornal regional é editado em São José dos Campos (SP), com circulação em 39 cidades do Vale do Paraíba, Campinas, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. É considerado o principal veículo de comunicação impressa da região e um dos principais jornais do interior do Estado de São Paulo, com mais de 23 milhões de acessos por mês
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]