Magistrados doam R$ 100 mil para desabrigados do Litoral Norte, e Apamagis adquire 1.900 itens entregues ao Fundo Social

20 de março de 2023

A campanha de arrecadação de doações em razão da tragédia das chuvas do Litoral Norte de São Paulo, uma iniciativa da Apamagis e que contou com a parceria da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e mais 29 associações da Magistratura estadual, militar e trabalhista do país inteiro, conseguiu reunir R$ 100 mil. Com este valor, foram adquiridos 500 lençóis, 350 colchonetes, 350 fronhas, 350 travesseiros e 350 cobertores, totalizando 1.900 itens, entregues em 10/3 ao Fundo Social do Estado de São Paulo, responsável pela distribuição desses materiais conforme a necessidade estabelecida pelos municípios afetados.

Parte das doações entregues ao Fundo Social de São Paulo | Foto: Ariane Martins

Fortes chuvas atingiram o Litoral Norte em 18/2 e se estenderam durante o dia seguinte, quando as primeiras notícias de devastação começaram a ser divulgadas.

A cidade mais prejudicada foi São Sebastião. A Vila Sahy, na Costa Sul do município, ficou totalmente destruída. O local soma a maior parte das vítimas da tragédia. As cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá e Bertioga também foram atingidas.

De acordo com o Governo do Estado, 65 pessoas morreram – 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba – e 2.216 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. Desse total. 1.096 foram encaminhadas para pousadas e hotéis da região, sendo 860 adultos e 236 crianças.

Solidariedade e empatia passaram a ser fundamentais para o sucesso da campanha de arrecadação dos magistrados em um curto período de tempo. Com o apoio da presidência da Apamagis, o juiz Guilherme Kirschner, há 17 anos na comarca de São Sebastião, a cidade mais devastada pela catástrofe, gravou um vídeo falando sobre a situação, logo após o ocorrido. Esse vídeo, divulgado pelas redes sociais da Associação, intensificou a campanha, que em poucos dias tomaria abrangência nacional, com o apoio da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), totalizando 31 associações.

Vídeo do juiz Guilherme Kirschner, de São Sebastião, que intensificou a mobilização | Reprodução: Instagram Apamagis

“A mobilização da Magistratura surpreendeu pela prontidão, agilidade e volume de doações. Logo no primeiro dia útil, recebi mensagens de colegas do Interior e da Capital se prontificando a encaminhar formalmente verbas pecuniárias criminais, bem como para fazerem campanhas de arrecadação nos fóruns”, afirmou Kirschner.

O magistrado destacou o suporte da Apamagis. “Não posso deixar de registrar o inestimável envolvimento da Apamagis na campanha de doações, como também o apoio da presidência e da Corregedoria do TJSP naquilo que se fez necessário”, ressaltou Kirschner. “Deixo em meu nome, de meus colegas e da população de São Sebastião um agradecimento sincero por tudo o que foi feito, e ainda é, pelos atingidos”, afirmou.

O juiz Fábio Bernardes, há oito anos na comarca de Caraguatatuba, frisou o rápido suporte oferecido pela Apamagis logo após as chuvas, em contato feito com o 2º vice-presidente da Associação, Thiago Massad. “O Dr. Massad ofereceu prontamente todo o apoio da entidade para auxiliar no que fosse preciso. Foi uma ajuda fundamental em um momento tão delicado, logo após a tempestade, em que não tínhamos ainda toda a dimensão da calamidade”, afirmou Bernardes.

O juiz de Caraguatatuba conta que ficou surpreso positivamente com o volume expressivo arrecadado pela campanha em espaço de tempo exíguo. “A mobilização dos magistrados em todo o país foi realmente muito rápida e comovente. Gostaria de agradecer a todos que se empenharam e puderam ajudar para aliviar o sofrimento da população do Litoral Norte”, destacou Bernardes.

Fundo Social

Integrantes e voluntários que trabalham no Fundo Social do Estado de São Paulo ressaltam que não se lembram de uma mobilização tão grande de doações como essa, da catástrofe do Litoral Norte. Silvane La Pastina, oficial administrativa, trabalha há 14 anos no local. “Nunca vi uma movimentação tão elevada como agora”, frisou. Silvane conta que o material arrecadado, conforme a necessidade, também é destinado a outras cidades do Estado atingidas pelas chuvas nas últimas semanas. “Doações como roupa, água e cesta básica também estão indo para esses municípios”, afirmou.

Silvane La Pastina, oficial administrativa do Fundo Social, ajuda a descarregar parte das doções da campanha de ajuda ao Litoral Norte de SP| Foto: Ariane Martins

O capitão Rodrigo Fiorentini, integrante da Defesa Civil, também não se recorda de uma campanha tão intensa. “Do meu tempo de Polícia Militar, eu nunca vi nada igual”, contou.

Fiorentini argumenta que as doações devem ser destinadas ao Litoral Norte em pelo menos até seis meses, aproximadamente, tempo estimado para a construção de novas moradias na região. “Precisamos agora ter um planejamento com os municípios para fazer a gestão dos mantimentos ao longo do tempo que for necessário”, informou.

Capitão Rodrigo Fiorentini, integrante da Defesa Civil, ressaltou a intensa mobilização para ajudar as vítimas da chuvas | Foto: Ariane Martins

Voluntariado

No Fundo Social, voluntários se sensibilizaram com a situação do Litoral Norte e estão dedicando tempo e esforço para ajudar nos trabalhos. É o caso do motorista Nilson Moreira, 61 anos, atualmente desempregado. Quando soube da catástrofe, ele conversou com a esposa e decidiram como poderiam auxiliar. “A maneira que a gente tem para ajudar é na solidariedade. Se todo mundo pensasse assim e viesse, seria melhor. Fico feliz em poder contribuir”, afirmou Moreira. Ele mora no Campo Limpo, Zona Sul da Capital, e se desloca até o Jaguaré, na Zona Oeste, onde fica o depósito do Fundo Social. Moreira também realiza serviço voluntário em uma entidade no Morumbi, Zona Sul.

Nilson Moreira se dedica a um projeto social no no Campo Limpo, Zona Sul da Capital, mas decidiu dividir seu tempo para contribuir com o voluntariado do Fundo Social | Foto: Ariane Martins

Outro exemplo de voluntariado no Fundo Social é o do mecânico aposentado Isaías dos Santos, 63 anos. “Eu estou aposentado, mas não paro, ajudo outras pessoas também. Costumo chegar às 8h e fico até as 18h. Pego duas conduções e demoro duas horas para chegar aqui”, frisou Santos.

Maria Vitorino, 63 anos, é cuidadora de idosos e também dedica seu tempo ao voluntariado. “Costumo ficar umas seis horas ao dia por aqui. Quando fiz um curso no Hospital da USP, aprendi a fazer voluntariado também. Aos finais de semana, eu visitava acamados”, contou Maria.

Maria Vitorino e Isaías Santos ajudam a fazer a triagem das doações no setor de calçados do Fundo Social | Foto: Ariane Martins

Veja a relação de associações que participaram da campanha:

  1. Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro
  2. AMPB (Associação dos Magistrados da Paraíba)
  3. Amepa (Associação dos Magistrados do Estado do Pará)
  4. Almagis (Associação Alagoana de Magistrados)
  5. Amagis (Associação dos Magistrados Mineiros)
  6. Asmeto (Associação dos Magistrados do Estado de Tocantins)
  7. Amepe (Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco)
  8. Amase (Associação dos Magistrados de Sergipe)
  9. AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses)
  10. Amazon (Associação dos Magistrados do Amazonas)
  11. Amma (Associação dos Magistrados do Maranhão)
  12. Amarn (Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte)
  13. Amapar (Associação dos Magistrados do Paraná)
  14. Ameron (Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia)
  15. Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região)
  16. Amapi (Associação dos Magistrados Piauienses)
  17. Asmac (Associação dos Magistrados do Acre)
  18. Amajme (Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais)
  19. Amab (Associação dos Magistrados da Bahia)
  20. Amam (Associação Mato-Grossense dos Magistrados)
  21. ACM (Associação Cearense de Magistrados)
  22. Asmego (Associação dos Magistrados do Estado de Goiás)
  23. Amages (Associação dos Magistrados do Espírito Santo)
  24. Amaap (Associação dos Magistrados do Estado do Amapá)
  25. Amajum (Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União)
  26. Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul)
  27. Amamsul (Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul)
  28. Amarr (Associação dos Magistrados Roraima)
  29. AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros)
  30. Apamagis (Associação Paulista de Magistrados)
  31. Amagis-DF (Associação dos Magistrados do Distrito Federal)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Devido à alta demanda pela vacina Shingrix contra o Herpes Zóster, a Apamagis conseguiu prorrogar […]

  • O atendimento remoto será realizado por meio do telefone da sede administrativa da Apamagis: (11) […]

  • Como ocorre tradicionalmente, a Apamagis promoverá no dia 25/6 o almoço da Campanha do Agasalho […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS