Presidente da Apamagis é empossado na Academia Paulista de Magistrados, em cerimônia na sede social

15 de junho de 2024

A APM (Academia Paulista de Magistrados) empossou 17 novos acadêmicos em cerimônia realizada em 14/6, na sede social da Apamagis. O presidente da Associação, Thiago Massad, foi um dos que ganhou cadeira na APM, ao lado do ministro do STF Cristiano Zanin, também empossado. Prestigiaram a cerimônia o ex-ministro do STF Antonio Cezar Peluso, o presidente do TRE-SP, Silmar Fernandes, e o desembargador Carlos Renato de Azevedo Ferreira, um dos fundadores da Academia.

Em seu discurso, o presidente da Apamagis destacou as afinidades entre Apamagis e APM: “Percebemos muita coisa em comum. Não só a integração, fazer a sociedade civil melhor compreender a nossa função, mas como também deixar as portas abertas para todos. A Apamagis é, e continuará sendo, uma porta aberta para o exercício da cidadania”.

A abertura do evento ficou por conta do presidente da APM e da Seção de Direito Privado do TJSP, Heraldo de Oliveira Silva, que salientou o papel da instituição na promoção do diálogo entre magistrados e na aproximação entre Magistratura e sociedade.

O vice-presidente do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Artur Cesar Beretta da Silveira, disse, por sua vez, que “a Academia faz o aprimoramento da cultura do magistrado”. Ocupante da cadeira nº 25 da instituição, o magistrado saudou os novos acadêmicos, dizendo que a APM ganha com a chegada dos 17 novos empossados.

Coube a Cristiano Zanin fazer o encerramento da solenidade. O ministro lembrou que o aprimoramento profissional e contínuo dos magistrados é um mandamento constitucional, estabelecido pela Emenda Constitucional nº 45, de 30 de dezembro de 2004, que instituiu a reforma do Judiciário e criou o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Acrescentou, ainda, que esse aperfeiçoamento se torna especialmente importante “na sociedade da informação que vivemos, caracterizada por mudanças rápidas proporcionadas pela tecnologia”.

Acadêmicos

A outorga do título e entrega do colar aos novos acadêmicos foram realizadas por Heraldo de Oliveira Silva e Ademir de Carvalho Benedito, respectivamente presidente e vice-presidente da APM.

Além de Thiago Massad e Cristiano Zanin, foram empossados o presidente do TJMSP (Tribunal de Justiça Militar de São Paulo) Enio Luiz Rosseto; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, Ricardo Cintra Torres de Carvalho, o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, e os desembargadores  Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior (ex-presidente do TRE), Ana de Lourdes Coutinho Silva da Fonseca, Silvia Rocha,  Ricardo Pessoa de Mello Belli, Claudia Lucia Fonseca Fanucchi, César Zalaf e Homero Batista Mateus da Silva. Além desses, os juízes Vanessa Ribeiro Mateus, coordenadora de Justiça Estadual da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros e ex-presidente da Apamagis), Fernando Florido, João de Oliveira Rodrigues Filho, Valdir Ricardo Lima Pompeo Marinho e Mônica Di Stasi.

 

Clique aqui para ver mais fotos do evento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS