Presidente do TJSP tem seu retrato inaugurado na Galeria dos Corregedores-Gerais da Justiça
Em uma cerimônia que lotou o Salão do Júri em 24/9, o Tribunal de Justiça promoveu o descerramento do retrato do atual presidente da Corte, Fernando Antonio Torres Garcia, na Galeria dos Corregedores-Gerais da Justiça do Estado de São Paulo. O desembargador foi corregedor no biênio 2022-2023, durante a gestão de Ricardo Mair Anafe, e agora aparece como o 57º magistrado a figurar na galeria, desde Antonio Baptista de Campos Pereira, que ocupou o cargo no biênio 1927-1928 e foi o primeiro a ter seu retrato exposto.
No dia 12/9, o Tribunal de Justiça de São Paulo também havia promovido o descerramento de retratos, na Galeria de Presidentes de Seções, de três desembargadores que atuaram na presidência no biênio 2022-2023. São eles: o atual vice-presidente da Corte, Artur Cesar Beretta da Silveira, que atuava no Direito Privado; Wanderley José Federighi (Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Direito Criminal).
A solenidade de inauguração do retrato de Fernando Torres Garcia foi prestigiada pelo presidente da Apamagis, Thiago Massad, pelos 1º e 2ª vice-presidentes, respectivamente Walter Barone (também vice-presidente da União Internacional de Magistrados) e Laura de Mattos Almeida. Também compareceram os diretores-adjuntos de Secretaria, José Fabiano Camboim e Ricardo Felício Scaff; o diretor financeiro Renato Siqueira; a diretora-adjunta do Departamento de Pensionistas Haydee Apparecida Mariz de Oliveira; a presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis Marcia Regina Dalla Déa Barone, e os conselheiros Carlos Fonseca Monnerat e Wagner Roby Gidaro.
O retrato foi descerrado por Fernando Antonio Torres Garcia e sua esposa, Ligia Cristina Cioffi Lopes Garcia. Seguindo a tradição de o atual corregedor-geral da Justiça saudar seu antecessor em uma ocasião como esta, coube ao atual ocupante do cargo, Francisco Eduardo Loureiro, fazer o discurso de abertura. E logo no início ele disse ter sido este um dos discursos mais fáceis que já redigiu. “A razão disso é conhecida de todos: muito mais do que colegas de Magistratura, somos amigos há quase 50 anos. Ingressamos e cursamos juntos a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a velha e sempre nova Academia, onde nos formamos em 1982”. Loureiro ainda disse que amigos dessa época ingressaram na Magistratura e também se faziam presentes no evento.
O corregedor-geral destacou o reconhecimento dos colegas de toga, que elegeram Fernando Antonio Torres Garcia presidente da Seção Criminal, depois corregedor-geral, e por fim, presidente do TJSP. “O desembargador Fernando tem o perfil de juiz exemplar, culto e trabalhador, e tem o perfil de administrador. Foi um grande corregedor. Conquistou o respeito de todos os magistrados, primeiro pelo exemplo de toda uma carreira e, segundo, pela postura determinada e serena.” Francisco Loureiro encerrou seu discurso citando palavras do escritor Jorge Luis Borges e traçando um paralelo com o homenageado: “Que as linhas traçadas nessa carreira vitoriosa de mais de 40 anos formem o retrato de seu rosto: um retrato de trabalho, de justiça e de decência”.
“Sempre pensei a Corregedoria como órgão de auxílio e orientação à Magistratura, sem olvidar, à evidência, do seu caráter disciplinar, mas apenas quando necessário. E foi justamente com essa determinação e objetivo que mantivemos, minha equipe e eu, por todos os lugares que passamos, plena harmonia e integração com nossos colegas, o que fez com que as correições se transformassem muito mais em momentos de congraçamento do que propriamente fiscalização”, declarou o presidente Fernando Antonio Torres Garcia.
O homenageado falou da honra em assumir a Corregedoria Geral da Justiça após quatro décadas de Magistratura, período em que visitou 224 unidades judiciais e 34 extrajudiciais, percorrendo 49 comarcas do Estado. Em seguida, fez profundo agradecimento à equipe de juízes assessores e servidores que o auxiliaram no biênio 2022/2023 e ao então presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe.
Fernando Torres Garcia relembrou os inúmeros projetos conduzidos pela CGJ em sua gestão, incluindo a criação de novas unidades, reestruturação do Grupo Técnico de Apoio Judicial (GTJUD), ampliação dos Núcleos de Apoio Regionais de Julgamento (NARJs), projetos ligados à Infância e Juventude e ao combate à violência doméstica, entre outras iniciativas. “As atividades são muitas e a responsabilidade a elas atrelada é grande. Mas nada se compara à minha realização pessoal e profissional por ter tido a oportunidade de me aproximar ainda mais dos colegas”, disse.
Por fim, o presidente do TJSP encerrou seu discurso agradecendo o apoio e compreensão de seus familiares e relembrando o poeta Paulo Bomfim: “Quando os sentimentos envelhecem, precisamos retornar ao ponto de partida e procurar outros caminhos. Não importa que eles não nos levem a parte alguma, o principal é caminhar”.
Prestigiaram a solenidade, também, os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do TJSP no biênio 2022/2023, Ricardo Mair Anafe; o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público no biênio 2022/2023, Wanderley José Federighi; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Enio Luiz Rossetto; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), Gilson Delgado Miranda; a juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na Classe Desembargador, Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi, representando o presidente do TRE-SP; os ouvidores do TJSP Afonso de Barros Faro Júnior e Rosangela Maria Telles; a defensora pública-geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; o secretário municipal de Justiça, Fernando José da Costa, representando o prefeito; o subprocurador-geral do Estado adjunto do Contencioso Tributário Fiscal, Thiago Oliveira de Matos, representando a procuradora-geral; o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa dos Magistrados Estaduais, Federais e Trabalhistas (Magiscred), Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral do Ministério Público de São Paulo, Moutari Ciocchetti de Souza; a coordenadora da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Vanessa Ribeiro Mateus, representando o presidente; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado Teixeira Júnior; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Renato de Mello Jorge Silveira; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), coronel PM Marco Antônio Pimentel Pires, representando o comandante-geral da PM; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP em exercício, delegado de Polícia Antonio Carlos Ortolá Jorge, representando o delegado-geral; o assessor do comandante militar do Sudeste, coronel Moura; o presidente do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB SP), José Carlos Alves; muitos magistrados, advogados, defensores públicos, integrantes do Ministério Público, representantes de instituições civis e militares, servidores da Justiça, amigos e familiares do homenageado.
*Com informações do TJSP
Clique aqui para ver mais fotos do evento no Flickr da Apamagis
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]