TJSP inaugura retratos de ex-presidentes das Seções de Direito Público, Privado e Criminal
Em cerimônia realizada no dia 12/9, o Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu o descerramento de retratos, na Galeria de Presidentes de Seções, de três desembargadores que atuaram na presidência no biênio 2022-2023. São eles: o atual vice-presidente da Corte, Artur Cesar Beretta da Silveira, que atuava no Direito Privado; Wanderley José Federighi (Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Direito Criminal).
A 2ª vice-presidente, Laura de Mattos Almeida, representou a Apamagis. Também compareceu a presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação, Marcia Regina Dalla Déa Barone.
“Artur, Wanderley e Francisco Bruno geriram suas Seções com muita competência e brilhantismo, fazendo com que a máquina judiciária se desenvolvesse e evoluísse”, disse o presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, que também compôs o Conselho Superior da Magistratura no biênio 2022-2023, como corregedor-geral da Justiça. Segundo o magistrado, “esta é uma cerimônia tocante e uma tradição que deve ser preservada” – com as fotografias agora expostas “a competência e a dedicação” dos três será eternizada.
“Essa homenagem é para que sejam lembrados pelas gerações futuras, não apenas em nome, mas também pela imagem”, disse o atual presidente da Seção de Direito Público, Ricardo Cintra Torres de Carvalho, logo após o descerramento dos retratos, que foi feito pelos homenageados, acompanhados de suas respectivas esposas. Apenas Francisco José Galvão Bruno não pôde comparecer, por questões pessoais.
Além de Ricardo Cintra Torres de Carvalho, são sucessores dos homenageados os desembargadores Heraldo de Oliveira Silva (Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (Direito Criminal).
Artur Cesar Beretta da Silveira falou em nome dos homenageados e descreveu a atividade deles como “de imensa honra, mas também de grande responsabilidade”. Ao mesmo tempo que definiu como “incansável” o trabalho, o desembargador disse ter sido “necessário estabelecer padrões, rotinas, atualizar os modelos de decisões no setor de recursos extraordinários e recursos especiais. Buscamos, cada um, melhorar a estrutura e equalizar o trabalho”, afirmou. “Foi uma honra servir ao Tribunal. Wanderley, Francisco Bruno e eu jamais esqueceremos aquela jornada, e não será com nostalgia, que é a lembrança que dói, mas sim com saudade, que é a lembrança que alegra”, finalizou.
Também prestigiaram a solenidade o corregedor-geral da Justiça, Francisco Eduardo Loureiro; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; os presidentes do TJSP nos biênios 2022/2023 e 2020/2021, Ricardo Mair Anafe e Geraldo Francisco Pinheiro Franco, respectivamente; a juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na Classe Desembargador, Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi, representando o presidente do TRE-SP; a defensora pública-geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; o procurador do Estado Renan Raulino Santiago, representando a procuradora-geral; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, Gilson Delgado Miranda; os ouvidores do TJSP, Afonso de Barros Faro Júnior e Rosangela Maria Telles; o diretor de Segurança da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Edison Aparecido Brandão, representando o presidente; Ademir de Carvalho Benedito, representando a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Magistrados do Estado de São Paulo (Magiscred); o corregedor-geral da Justiça em 2011, Maurício da Costa Carvalho Vidigal; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), Ana Maria Brugin; o secretário-executivo de Estado da Justiça e Cidadania, Raul Christiano de Oliveira Sanchez, representando o governador; o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro da Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre o TJSP e a OAB, Alexandre Luís Mendonça Rollo, representando a presidente da OAB SP; a diretora cultural da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Clarisse Frechiani Lara Leite, representando o presidente; o conselheiro nato do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Rui Reale Fragoso, representando o presidente; o chefe interino da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), tenente-coronel PM Claudio Angelini, representando o comandante-geral da PM; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; a esposa do desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, Régia Mara de Oliveira Beretta da Silveira; a esposa do desembargador Wanderley José Federighi, Suzana Maria Pimenta Catta Preta Federighi; além de magistrados, advogados, defensores públicos, integrantes do Ministério Público, representantes de instituições civis e militares, servidores da Justiça, amigos e familiares dos homenageados.
*Com informações do TJSP
Clique aqui para ver mais fotos do evento no Flickr da Apamagis
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]