Presidentes das Seções de Direito Criminal, Público e Privado, biênio 2020/2021, são homenageados pelo TJSP
Os desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger, vice-presidente do TJSP, Paulo Magalhães da Costa Coelho e Dimas Rubens Fonseca foram homenageados com a inauguração de seus retratos, em 7/8, na Galeria dos Presidentes das Seções de Direito Criminal, Público e Privado, no Palácio da Justiça, referente ao biênio 2020/2021.

Desembargadores homenageados | Foto: Alexandre Boiczar
A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, esteve na cerimônia, junto com o 1º vice-presidente, desembargador Walter Barone; o 2º vice-presidente, Thiago Massad; e a diretora do Departamento Social e de Eventos Extraordinários, Laura de Mattos Almeida, além de outros membros da Associação.
O evento foi conduzido pelo presidente da Corte, desembargador Ricardo Mair Anafe. Houve um minuto de silêncio em memória ao desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, falecido no mesmo dia da solenidade. Na sequência, foi realizado o descerramento dos retratos, com os homenageados tendo ajuda dos familiares.

Presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, e o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe | Foto: Alexandre Boiczar

Thiago Massad e Laura de Mattos Almeida | Foto: Alexandre Boiczar
O desembargador Artur César Beretta da Silveira, que exerce a presidência da Seção de Direito Privado, discursou em nome dos atuais presidentes de Seções. Ele lembrou que o biênio 2020/2021 foi marcado pelo começo da pandemia da Covid-19. Segundo Beretta da Silveira, os homenageados e todos os integrantes do Conselho Superior da Magistratura de então “não se intimidaram e enfrentaram o que veio pela frente. Não deixaram que o cansaço e o medo do desconhecido os impedissem de trabalhar. Ao contrário, se uniram para fazer o Tribunal enfrentar aquele momento”.

Desembargadores Márcia Barone, Walter Barone e Guilherme Strenger | Foto: Alexandre Boiczar
O desembargador Beretta da Silva também ressaltou que “tiveram de ser criativos diante do quadro que se apresentava. Em tempo recorde colocaram o maior e melhor Tribunal de Justiça do Brasil em trabalho remoto. Tanto deu certo que a produtividade aumentou, os gastos diminuíram e, o mais importante, vidas foram poupadas, famílias foram unidas, e a Corte continuou sua nobre missão de distribuir Justiça”.
O desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho discursou em nome dos laureados: “Jamais podemos perder o senso de que somos apenas servidores públicos e aqui estamos para cumprir um dever e não para cultuar vaidades estéreis neste nosso breve tempo de passagem pela Instituição”, enfatizou.

Presidente do TJSP, Ricardo Mair Anafe | Foto: Alexandre Boiczar
Outro aspecto lembrado por Paulo Magalhães da Costa Coelho foi o de reverenciar a tradição, praticada na cerimônia. “Vamos celebrá-la. Todavia, não devemos apenas celebrar o passado, mas nos inspirarmos para construir o presente e dar resposta a seus enormes desafios.”
O desembargador Ricardo Mair Anafe encerrou a solenidade. “Foi um biênio extremamente difícil. Mas, sob o comando do presidente Geraldo Francisco Pinheiro Franco e com o auxílio de todo o Conselho Superior da Magistratura, não paramos em nenhum momento, sempre com a ideia de manter o Tribunal de Justiça em seu devido lugar na história, com alta produtividade”, ressaltou.
Também prestigiaram a solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; os presidentes das Seções de Direito Público e Direito Criminal, desembargadores Wanderley José Federighi e Francisco José Galvão Bruno, respectivamente; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o vice-presidente do TJSP no referido biênio, desembargador Luís Soares de Mello; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; a ouvidora do TJSP e ouvidora auxiliar regional da Mulher da Região Sudeste do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; além de magistrados, autoridades, familiares e amigos dos homenageados.
O Presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, Rogério Marrone de Castro Sampaio, […]
Estão abertas, até 18/4, as inscrições do segundo e último lote para os XI Jogos […]
Em uma cerimônia histórica e pontuada por aplausos e momentos carregados de emoção, tomou posse, […]