Ricardo Anafe recebe título de cidadão paulistano

28 de junho de 2022

O presidente do TJSP, Ricardo Mair Anafe, foi homenageado com o título de Cidadão Paulistano, em 24/06, em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo. “Um paulistano que nasceu no Rio de Janeiro” é uma frase comum proferida por Ricardo Anafe quando perguntado sobre sua origem.

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, esteve presente representando a entidade. “Esse é um título muito justo e merecido pelas contribuições que o magistrado fez e continua fazendo, ao longo de sua carreira, pela cidade de São Paulo”, afirmou.

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, com Ricardo Anafe e convidados, prestigiou o evento. Crédito: Alexandre Boiczar

 

Ricardo Anafe se mudou para São Paulo quando tinha apenas seis meses. O pai, o advogado Mair Anafe, foi convidado para assumir um cargo em uma empresa na capital paulista, onde a família então se estabeleceu. Ingressou na Magistratura em 1985, na Comarca de Jundiaí

Em 2008, tornou-se desembargador. Foi eleito presidente da Seção de Direito Público no biênio 2014/2015, eleito e reeleito para o Órgão Especial em 2016 e 2018. No biênio 2020/2021, ocupou o cargo de corregedor-geral da Justiça e chegou à Presidência da Corte, no pleito realizado em 2021, para o biênio 2022/2023.

O título da Câmara Municipal foi proposto pelo vereador Fabio Riva, em coautoria com o vereador Arnaldo Faria de Sá, que morreu no dia 16 deste mês.

A presidente do TRF da 3ª Região, desembargadora federal Marisa Santos, destacou que o título é destinado a pessoas que atuam de maneira ética e que promovem o desenvolvimento da cidade. “É dessa forma que o desembargador sempre desempenhou suas funções, ao longo de décadas de serviço público. Hoje, se torna um cidadão paulistano, não por nascimento, mas por merecimento reconhecido pela sociedade”, afirmou.

Ricardo Anafe recebe cumprimento do ministro do STJ, Moura Ribeiro. Crédito: Alexandre Boiczar

O prefeito Ricardo Nunes contou sobre as ocasiões em que esteve com Ricardo Anafe, algumas delas quando ele ainda exercia o cargo de corregedor.  “Chamou minha atenção o conhecimento e a capacidade de escutar do homenageado. Ele sempre teve sensibilidade para todas as questões que envolvem uma cidade como São Paulo, tão complexa, e fico muito orgulhoso de poder estar aqui, com esta iniciativa”, disse o prefeito.

Emocionado, Ricardo Anafe agradeceu a honraria. “Aqui me eduquei, me criei, fiz faculdade, me formei. Tive grandes alegrias, filhos e netos. E, também, duas grandes tristezas: enterrei meus pais nessa terra”, contou.

“Sempre me senti um juiz paulista e sempre defendi a Magistratura de São Paulo”, enfatizou. “É um orgulho imenso receber esse título. Muitíssimo obrigado a todos pelo carinho e consideração. Não tenham dúvida: é mais uma responsabilidade. Mas nos acostumamos, pois acabamos tratando as responsabilidades com muita alegria”, acrescentou.

Além das autoridades que discursaram, compuseram a mesa de honra o ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do STJ; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, entre outros.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o vereador Fabio Riva entregam o título ao presidente do TJ. Crédito: Alexandre Boiczar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vão até 10/5 as inscrições para o III Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Penal e Processual […]

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS