Solenidade de entronização do busto de Machado Dias é marcada por emoção e exaltação da Magistratura

28 de abril de 2023

A Apamagis prestigiou a cerimônia de entronização do busto do juiz Antônio José Machado Dias, o Machadinho, realizada nesta quinta-feira (27/4), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do TJSP.

Pela Associação, compareceram a presidente Vanessa Mateus; o 1º vice-presidente, desembargador Walter Barone; o 2º vice-presidente, Thiago Massad; a secretária do Consultivo, Orientador e Fiscal, desembargadora Márcia Regina Dalla Dea Barone; a diretora do Departamento Social e de Eventos Extraordinários, Laura de Mattos Almeida; e a diretora de Imprensa, Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes.

Diretoria da Apamagis prestigia cerimônia de entronização do busto do juiz Machado Dias | Foto: Ariane Martins

O juiz Machado Dias foi assassinado há 20 anos. A execução, ocorrida em Presidente Prudente, é considerada o primeiro atentado terrorista praticado pela facção que controla o crime organizado no Estado de São Paulo.

O magistrado era o corregedor responsável por 14 presídios da região oeste do Estado. Integrantes da cúpula da facção estavam descontentes com a atuação de Machado Dias. Cinco pessoas foram condenadas pelo crime.

Diretoria da Apamagis prestigia cerimônia de entronização do busto do juiz Machado Dias | Foto: Ariane Martins

O caso resultou na adoção de medidas efetivas para garantir a segurança dos magistrados, como a implantação de detectores de metal em todos os fóruns e a formação de uma comissão de segurança, pelo TJSP, que realiza acompanhamento direto com os juízes.

O evento de entronização do busto começou com o discurso do orador em nome da Corte, o desembargador e ouvidor substituto Afonso de Barros Faro Júnior. “Não temos dúvida alguma de que [a homenagem] é mais do que justa e visa reverenciar destacado magistrado paulista que, literalmente, deu a vida à causa da Justiça”, afirmou o orador.

 

Orador em nome da Corte, o desembargador e ouvidor substituto Afonso de Barros Faro Júnior exaltou a homenagem | Foto: Ariane Martins

“A perda da vida do juiz Machado implicou em alterações profundas na rotina, segurança e cuidados no dia a dia do magistrado. Vimos atônitos a morte dele, seguida de Alexandre Martins de Castro Filho, no Espírito Santo, e de Patrícia Acioli, no Rio de Janeiro”, ressaltou Afonso de Barros Faro Júnior.

Emocionado, o filho de Machado Dias, Raphael de Oliveira Machado Dias, discursou em nome da família. Ele integra o concurso 189 da Magistratura e foi empossado em fevereiro deste ano. “Trata-se de um dia muito especial. Especial para mim, para minha família e para todos aqueles que direta ou indiretamente conviveram com o meu pai. Em verdade, especial para todos os membros do Poder Judiciário paulista, pois a maneira que meu pai nos deixou, há 20 anos, marcou de forma indelével e indistinta todos nós”, afirmou.

“Meu pai tomou posse como magistrado neste mesmo espaço, oriundo do concurso 148, em 7 de março de 1983. Neste mesmo salão, velei o corpo dele, em março de 2003, época em que a angústia e o receio tomaram conta de nossa sociedade, alterando, de forma permanente, a história do Tribunal de Justiça. Quase 20 anos após a morte de meu pai, tomei posse como magistrado, também neste salão”, destacou Raphael de Oliveira Machado Dias.

Raphael de Oliveira Machado Dias, filho de Machado Dias, relembrou o legado do pai | Foto: Ariane Martins

Ao final de seu discurso, o filho de Machadinho enfatizou como gostaria que seu pai fosse rememorado. “Lembrem-se da alegria e do amor em que meu pai viveu, não pela forma em que ele nos deixou. Dedicado e apaixonado pela função, meu pai exerceu a Magistratura de modo pleno, com carisma e empatia, características pelas quais ele merece ser lembrado”.

Para o presidente da Corte, desembargador Ricardo Mair Anafe, a entronização do busto “é um ato extremamente importante para o Tribunal de Justiça. Entronizar é colocar em destaque, é reverenciar uma conduta de um juiz exemplar, que atuou com galhardia e nunca deixou de cumprir sua obrigação e a melhor prestação jurisdicional”.

Presidente do TJSP, desembargador Ricardo Anafe, falou sobre a importância de eternizar a memória de Machado Dias | Foto: Ariane Martins

“O nosso Machado acabou sendo vítima de uma crueldade sem igual. Foi uma catástrofe dentro do Poder Judiciário, algo que abalou profundamente. A entronização do busto é para perpetuar a imagem de retidão e ética do nosso Machado”, frisou Anafe.

Parte da cúpula do TJSP durante a cerimônia | Foto: Ariane Martins

Participaram da solenidade os desembargadores integrantes do Conselho Superior da Magistratura, Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente do TJSP), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público), Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal) e Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), entre outros magistrados, convidados, familiares e amigos.

Clique aqui e confira mais fotos no Flickr da Apamagis. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS