TCESP promove solenidade de centenário no Memorial da América Latina

14 de maio de 2024

O TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizou, nesta segunda-feira (6/5), solenidade de comemoração do seu centenário no Memorial da América Latina. O diretor do Departamento Financeiro da Apamagis, Renato de Andrade Siqueira, representou a Associação na cerimônia.

Diretor do Departamento Financeiro da Apamagis, Renato de Andrade Siqueira, representou a Associação | Foto: TCESP

O presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, e outras autoridades foram homenageadas com o recebimento do Colar do Centenário do TCESP, honraria entregue pelo presidente da instituição, Renato Martins Costa.

O presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia | Foto: TCESP

Em seu discurso, o presidente da Corte paulista rememorou o contexto histórico em que o órgão surgiu e destacou a resiliência ao se tornar um Tribunal centenário. “O TCE passou por grandes dificuldades, inclusive o seu fechamento em 1930, com abertura somente em 1947. A Corte de Contas paulista, pela força de seus integrantes, conselheiros e servidores, superou todos os seus desafios e a cada ano provou sua relevância, que tem como maior beneficiário o povo paulista”, declarou Fernando Antonio Torres Garcia. “Levarei comigo essa medalha como um sinal da trajetória de lutas e conquistas que unem as Cortes de Justiça e de Contas do Estado de São Paulo, sempre irmanadas na busca do bem comum”, acrescentou o presidente do TJSP.

Solenidade no Memorial da América Latina | Foto: TCESP

Presente à solenidade, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, discorreu sobre a criação da primeira Corte de Contas do mundo, na França, e ponderou a respeito da atuação do TCESP. “Um Tribunal competente, de vanguarda e que se preocupa em prevenir, educar e garantir que o dinheiro público seja bem utilizado”, ressaltou Alexandre de Moraes.

Após a apresentação musical dos artistas Enzo Ignácio e Paulo Nóbrega, o presidente do TCESP encerrou a solenidade com uma retrospectiva secular do Tribunal, reforçando o compromisso da instituição com a sociedade. “Com a permanente e coesa cooperação de todos os seus integrantes, membros e servidores, atuando sempre cientes de suas responsabilidades e prontos para honrar as tradições do passado, o Tribunal assenta bases para um segundo século e grandes transformações que correspondam aos anseios cada vez mais dinâmicos da sociedade Paulista”, frisou Renato Martins Costa.

Além do ministro Alexandre de Moraes e dos presidentes do TJSP e do TCE, estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o ex-presidente da República Michel Temer; os ministros do STF Cristiano Zanin e André Mendonça, entre outras autoridades e convidados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), em relação às diligências realizadas nesta data, referentes à […]

  • Na próxima semana, dia 26/6, o Departamento Feminino e de Ação Social promoverá um almoço […]

  • O Jantar do Dia dos Namorados, planejado pelo Departamento Feminino e de Ação Social da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS