Walter Barone representa a Apamagis em solenidade de posse de desembargadores no Tribunal de Justiça

31 de agosto de 2023

Paulo Gimenes Alonso e Clara Maria Araújo Xavier foram empossados como desembargadores do TJSP, em solenidade realizada nesta terça-feira (29/8), da qual participou o 1º vice-presidente da Apamagis, desembargador Walter Barone, representando a Associação.

Cúpula do TJSP recebe os novos desembargadores | Foto: TJSP

O orador em nome da Corte foi o desembargador Spencer Almeida Ferreira. “É com grande admiração que dou as boas-vindas para os dois novos desembargadores. Este grande Tribunal os recebe de braços abertos. Hoje é um momento especial não só para o Tribunal de Justiça de São Paulo, mas para vossas excelências, seus familiares e amigos que compareceram para compartilhar este momento de grande emoção”, destacou o orador.

Paulo Gimenes Alonso e Walter Barone | Foto: TJSP

A desembargadora Clara Maria Araújo Xavier ressaltou a importância dos ensinamentos bíblicos em sua vida. “Procuro nos meus julgamentos seguir os dois mandamentos que, para mim, dizem tudo: amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Foram 33 anos de carreira de muito aprendizado. Agradeço a todos que colaboraram com a minha trajetória”, afirmou.

Clara Maria Araújo Xavier e Walter Barone | Foto: TJSP

Em seu discurso, o desembargador Paulo Gimenes Alonso contou que já poderia estar aposentado há 13 anos. “Felizmente, inspirado por meus pares, mantenho o mesmo entusiasmo do início da carreira, o que me motivou a seguir adiante. Tive a felicidade de descobrir, logo no início da Magistratura, que por trás de cada nome que consta em um processo há uma pessoa cuja vida poderá ser afetada”, frisou.

Presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe | Foto: TJSP

No encerramento da solenidade, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, elogiou a trajetória dos empossados. “Hoje é um dia de festa para o Tribunal. São dois novos desembargadores de carreira, com mais de 30 anos de exercício, que assumem o cargo máximo da Justiça estadual. Nós não somos só o maior tribunal do Brasil, somos o maior do mundo. Não há nenhum tribunal do mundo que possua 19 milhões de processos. O Tribunal representa 26% de toda a movimentação nacional”, explanou, referindo-se à relevância da Corte bandeirante.

Novos desembargadores em solenidade | Foto: TJSP

Estiveram presentes à solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Strenger; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; e o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi, além de magistrados, autoridades e convidados.

Biografias

Paulo Gimenes Alonso nasceu em Presidente Prudente (SP), em 1956. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Presidente Prudente da Associação Educacional Toledo, turma de 1977. Ingressou na Magistratura em 1986, como juiz substituto na 27ª Circunscrição Judiciária, com sede em Presidente Prudente. Atuou nas comarcas de Martinópolis, Presidente Venceslau, Araçatuba, Presidente Prudente e São Paulo. Foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade.

Clara Maria Araújo Xavier é paulistana, nascida em 1965. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1988. Ingressou na Magistratura em 1990, como juíza substituta da 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Atuou também nas comarcas de Barretos, Ibiúna e São Paulo. Em 2017, foi promovida a juíza substituta em 2º grau.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS