99 juízes aprovados no 189º concurso são empossados no TJSP
O TJSP realizou nesta segunda-feira (13/2) cerimônia de posse de 99 juízes aprovados no 189º Concurso de Ingresso da Magistratura. A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, e o 1º vice-presidente, desembargador Walter Barone, prestigiaram o evento.
O Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça, ficou lotado com os novos magistrados, parentes, amigos e convidados. A primeira colocada do concurso após provas objetivas, discursivas, de sentenças e exames orais foi a juíza Gabriela Afonso Adamo Ohanian, oradora da turma.

Presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, e o ex-presidente, Régis de Oliveira | Foto: Ariane Martins
“Agradeço, em nome de todos os meus futuros colegas, a oportunidade que nos foi confiada por esta banca examinadora. Se o concurso do ingresso não é simples, sua dureza foi amenizada pela gentileza e respeito que nos foram demonstrados em todas as etapas”, discursou a representante dos novos empossados.

1º vice-presidente da Apamagis, Walter Barone, e o corregedor-geral de Justiça, Fernando Antonio Torres Garcia | Foto: Ariane Martins
Gabriela Afonso Adamo Ohanian lembrou que a nova função deve levar em conta o convívio com servidores, advogados, defensores, promotores e jurisdicionados. “Que tenhamos sensibilidade em ouvir, serenidade ao refletir e maturidade ao julgar. Que não descuremos de nosso papel de servir, com respeito, cordialidade e eficiência”, afirmou a oradora.
Trabalho pela frente
Os empossados foram alertados pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, a respeito do grande volume de trabalho que terão pela frente. O Estado de São Paulo é responsável por 25% de toda a movimentação processual brasileira. “O juiz há de ser honrado, há de ser reto, há de ser comprometido com a melhor prestação jurisdicional, buscando sempre a eficiência, que é o binômio da qualidade e da brevidade”, aconselhou o presidente da Corte.

Empossados cumprimentam integrantes da mesa na cerimônia | Foto: Ariane Martins
A desembargadora Silvia Rocha foi a presidente da comissão do concurso. Em seu pronunciamento, ressaltou que os juízes necessitam ser independentes “não no interesse de suas convicções pessoais, mas daqueles a quem serve. O compromisso é com sua consciência e com as regras do Direito”.
Aperfeiçoamento profissional
Silvia Rocha também orientou os ingressantes na carreira que sempre busquem aperfeiçoamento profissional. “O juiz deve estudar, afastando, na medida de suas forças, a mediocridade, a mesquinhez e o preconceito, porque a vida, também a do juiz, é aprendizado. Conhecer a necessidade de se aperfeiçoar continuamente, pessoal e intelectualmente é exercício de humildade”, afirmou.

Integrantes da mesa na cerimônia de posse | Foto: Ariane Martins
A mesa de honra da solenidade também foi composta pelo secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno; a procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner; o representante da OAB, Oreste Nestor de Souza Laspro; e os integrantes da Comissão Organizadora do 189º concurso: desembargadores Newton de Oliveira Neves (Seção de Direito Criminal), Francisco Eduardo Loureiro (Seção de Direito Privado) e Luciana Almeida Prado Bresciani (Seção de Direito Público).
Veja fotos no flickr da Apamagis.
“Da oportunidade ao êxito: reinventando-se na aposentadoria” é o tema da palestra que […]
Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]
A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]