Cartilha Apamagis Mulher de enfrentamento à discriminação de gênero é apresentada pela Conselheira Renata Gil durante sessão no CNJ
A “Cartilha Apamagis Mulher – Enfrentamento à Discriminação de Gênero no Exercício da Função Jurisdicional”, produzida pela Secretaria Apamagis Mulher, foi anunciada nesta terça-feira (28/10) no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante a 14º Sessão Ordinária, presidida pelo Ministro Edson Fachin. Com a publicação em mãos, a Conselheira Renata Gil fez um cumprimento especial à Coordenadora da Secretaria Apamagis Mulher Ana Carolina Della Latta Belmudes e à Coordenadora da Secretaria na 6ª RAJ (Ribeirão Preto), Daniela Graciotto Martins.
O Presidente Thiago Massad acompanhou a sessão, que também marcou a despedida do Conselheiro Pablo Coutinho Barreto. O Procurador Regional da República encerrará o mandato de dois anos no CNJ na próxima sexta-feira, 31/10. Também no CNJ, na segunda-feira (27/10), o Juiz do TJSP Evandro Pelarin ganhou dois prêmios na 5ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta.

“Vou fazer um cumprimento especial, antes de apresentar meu voto, a duas magistradas da Apamagis que estão conosco aqui na sala e que prepararam um material belíssimo: uma cartilha de enfrentamento à discriminação contra as mulheres, combate à violência contra as mulheres Magistradas”, disse a Conselheira do CNJ e Ex-Presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil. A Juíza agradeceu às Magistradas pelo trabalho “silencioso”, “apuratório” e “belíssimo”.
A Conselheira Renata Gil havia recebido a Cartilha Apamagis Mulher um dia antes, em Brasília, durante encontro com o Presidente Thiago Massad e as Juízas Ana Carolina Della Latta Belmudes e Daniela Graciotto Martins.

Assista, abaixo, ao trecho do vídeo com a fala de Renata Gil, na 14ª Sessão Ordinária do CNJ

Premiação
Ainda no CNJ, na segunda-feira (27/10), o Juiz da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, Evandro Pelarin, teve dois trabalhos agraciados na 5ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta, do Conselho Nacional de Justiça, que destaca ações inovadoras e eficazes voltadas para a promoção, valorização e respeito dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.
O projeto “Start Tech – Transformando Vidas pela Tecnologia”, venceu na categoria “Magistratura/Serventuário do Judiciário”, do Eixo Socioeducativo, Já o projeto Ratione Ambiental, também idealizado pelo Magistrado, ficou em segundo lugar da mesma categoria do Eixo Protetivo.

Projeto Start Tech – Transformando Vidas pela Tecnologia – criado em 2024, em parceria com a Apeti e o apoio do Instituto Rodobens, tem como objetivo capacitar jovens da Fundação Casa na área de tecnologia. Oferece semanalmente aulas de TI e hardware àqueles que estão próximos de conquistar a liberdade, promovendo a ressocialização e ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho. Além de aulas sobre montagem de computadores, cabeamento, redes Wi-Fi e softwares, recebem orientações em soft skills, como habilidades emocionais, preparação para entrevistas de emprego e elaboração de currículo.
Ratione Ambiental – o Projeto Ratione foi idealizado pelo Núcleo de Avaliação Psicológica da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto para prevenir atos infracionais praticados por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Composto por equipe interdisciplinar, tem como uma de suas frentes o Ratione Ambiental, que conta com o apoio do 4º Batalhão de Polícia Ambiental para promover ações educativas, convivência com agentes públicos de segurança e práticas de preservação da natureza. Atua em escolas públicas estaduais, oferecendo oficinas, rodas de conversa e atividades sustentáveis, como visitas in loco e plantios.
*Com informações do TJSP
- O Presidente Thiago Massad participou nesta terça-feira (28/10), em Brasília, da reunião da Frentas (Frente […] 
- A “Cartilha Apamagis Mulher – Enfrentamento à Discriminação de Gênero no Exercício da Função Jurisdicional”, […] 
- A Associação Paulista de Magistrados lamenta o falecimento do advogado Sergio Bermudes, ocorrido nesta segunda-feira […] 
 
											
				 
			
					 
		        
		               
		            
			 
			 
			 
			