Hortolândia recebe Vara da Família e das Sucessões e Unidade de Processamento Judicial Mista
O presidente Thiago Massad, da Apamagis, acompanhou o presidente Fernando Antonio Torres Garcia, do Tribunal de Justiça de São Paulo, na instalação da Vara da Família e das Sucessões e da Unidade de Processamento Judicial Mista das 1ª e 3ª Varas Cíveis e Vara da Família e das Sucessões, no dia 6/9, em Hortolândia.
Antes da cerimônia, foi realizada visita às unidades recém-instaladas, da qual participaram, também, a juíza diretora do Fórum “Odilon da Costa Manso”, Juliana Ibrahim Guirao Kapor, e magistrados da Comarca de Hortolândia. No início da solenidade, houve um minuto de silêncio pelo falecimento do desembargador Aldemar José Ferreira da Silva, no dia anterior.
Em seguida, o juiz Luis Mario Mori falou sobre os benefícios dessa iniciativa para a cidade e a honra de comandar a Vara da Família e das Sucessões, que “nasce com vontade de ajudar cada uma das famílias de Hortolândia e cumprir nossa missão de magistrados, que é a distribuição de justiça social e a pacificação”.
O desembargador Eloi Estevão Troly, que coordena a 53ª Circunscrição Judiciária – Americana, destacou a relevância da atuação dos magistrados e servidores de Hortolândia: “O Poder Judiciário é composto por todos nós e hoje testemunho a grande união, com objetivos e ideais comuns, sempre com vistas a melhorar a prestação jurisdicional”.
Ao lembrar da época em que Fernando Torres Garcia atuava à frente da Corregedoria-Geral da Justiça, ocasião em que recebeu o pedido de instalação da Vara da Família e das Sucessões, o presidente da 234ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Hortolândia, Luis Leite de Camargo, ressaltou que “a sociedade ansiava por isso”. Por sua vez, o promotor de Justiça Rafael Salzedas Arbach disse que a iniciativa demonstra o movimento judicial significativo registrado na Comarca – atualmente, na 4ª Região Administrativa Judiciária/Campinas, da qual Hortolândia integra, tramitam 71,4 mil processos, sendo 1,7 mil novos feitos distribuídos em julho deste ano.
O desembargador Fernando Torres Garcia, no final da solenidade, afirmou que “a Vara de Família é a mais próxima ao cidadão e uma das especializações que mais enaltece o Poder Judiciário em sua função social. Já as UPJs têm sido exemplos de bom funcionamento. O que procuramos fazer é uma funcionabilidade do processo de maneira mais ágil. Somos prestadores de serviços públicos, quanto melhor for a prestação jurisdicional, com eficiência e qualidade, quem ganha é o brasileiro de São Paulo”.
Estiveram, ainda, presentes à cerimônia a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município de Hortolândia, Maria dos Anjos Barros, representando o prefeito; o corregedor-geral da Justiça em 2011, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; os juízes assessores da Presidência (Gabinete Civil) Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro e Rodrigo Nogueira; a juíza diretora da 4ª Região Administrativa Judiciária – Campinas, Renata Oliva Bernardes de Souza; os juízes diretores de fóruns Fabio Rodrigues Fazuoli (Americana), Luiz Antonio Alves Torrano (Campinas), Gustavo Nardi (Monte Mor), Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva (Piracicaba) e Aristoteles de Alencar Sampaio (Sumaré); a juíza corregedora da Unidade de Processamento Judicial Mista das 1ª e 3ª Varas Cíveis de Hortolândia, Marta Brandão Pistelli; os juízes de Hortolândia Cinthia Elias de Almeida (2ª Vara Cível) e Rafael Imbrunito Flores (1ª Vara Cível); o juiz Nazario Guirao; o conselheiro secional da OAB, Fernando Jorge Neves Figueiredo, representando a presidente da OAB SP; o comandante do CPI-9, coronel PM Rodrigo Erval Arena; o comandante do 48º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel PM Valmir Moreira da Silva; os delegados de polícia de Hortolândia João Jorge Ferreira da Silva e Yan Loui Adania de Queiroz; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia e servidores do Judiciário.
*Com informações do TJSP
Clique aqui para ver mais fotos do evento no Flickr da Apamagis
Ministro Edson Fachin defende padrão digno de remuneração aos mais de 18 mil Magistrados brasileiros
O novo Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, defendeu em seu discurso de […]
O lançamento simultâneo de três livros de contos, escritos por Juízas associadas, marcou o início […]