Advogado Rodrigo Badaró toma posse como Conselheiro do CNJ na vaga indicada pelo Senado Federal
O Presidente Thiago Massad, da Apamagis, acompanhou nesta terça-feira (11/3), em Brasília, a posse do Advogado Rodrigo Badaró no Conselho Nacional de Justiça, na vaga indicada pelo Senado Federal. Ele sucede Luiz Fernando Bandeira de Mello, que deixou o posto em fevereiro. A cerimônia, realizada durante a 3.ª Sessão Ordinária de 2025, foi conduzida pelo Presidente do CNJ e do STF, Luís Roberto Barroso, que, ao lembrar o fato de esta ser a primeira sessão do Plenário após o Dia Internacional da Mulher, destacou a importância da paridade de gênero no Judiciário e do combate à violência contra as mulheres. Além de Thiago Massad, estiveram na posse os Diretores da Apamagis Paulo Bonini (Comunicação), Renato Siqueira (Financeiro) e José Fabiano Camboim (Secretaria).
Em seu discurso, Luís Roberto Barroso apresentou o currículo de Rodrigo Badaró e disse que ele “é uma figura fidalga e extremamente querida na comunidade jurídica”. Antes de passar a palavra ao empossado, falou: “Estamos seguros de que o Conselho Nacional de Justiça se beneficiará da sua integridade, do seu talento e da qualidade do trabalho que irá nos prestar. Estamos todos muito felizes de tê-lo aqui”.
Rodrigo Badaró iniciou sua fala felicitando o Ministro Barroso por seu aniversário, neste dia. Em seguida, agradeceu à família, a Deus e a todos que o apoiaram, com ênfase aos integrantes do Senado que o elegeram e aos do Executivo que o apoiaram.
Sobre o CNJ, afirmou: “Partindo da premissa de que a paz social é a busca principal da Justiça, o Conselho exerce, na minha visão, papel de extrema relevância. O CNJ é compromisso pessoal e, dentro da sua representatividade, é instrumento para fazer o melhor no desenvolvimento da Justiça brasileira e na sua entrega, na inabalável crença da esperada imparcialidade e celeridade”.
Também falou que a Magistratura precisa ser valorizada. “É impossível haver julgamento justo sem segurança física, sem segurança moral e financeira daqueles que exercem nobre função. É impossível haver julgamento célere sem estrutura para atuação”, afirmou. O novo Conselheiro também falou da importância de combater os desvios de Magistrados com equilíbrio e justiça.
Experiência
Rodrigo Badaró é Advogado com vasta experiência, tendo atuado em mais de 3 mil causas em diversas áreas, com destaque para o contencioso judicial. É graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos, de Minas Gerais, e possui diversas especializações, entre as quais Direito Econômico e das Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas, Direito Econômico pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). Foi Conselheiro Nacional no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e Conselheiro Federal da OAB, além de ter participado de Grupos de Trabalho dentro do próprio CNJ.
Atualmente integra o Conselho Nacional de Proteção de Dados vinculado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados e é também acadêmico titular da cadeira nº 36 na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura e membro efetivo do Instituto dos Advogados do Distrito Federal.
O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) sediou em 12/6, no Salão do Júri […]
O Conselho Nacional de Justiça realizou, nesta terça-feira (11/6), cerimônia em celebração aos seus 20 […]
O Tribunal de Justiça de São Paulo irá promover, na próxima sexta-feira (13/6), às 10h, […]