Apamagis participa da abertura do Pop Jud Rua Sampa e Registre-se!, com ações na Praça da Sé

15 de maio de 2024

O Pop Rua Jud Sampa – Registre-se! começou nesta segunda-feira (13/5), e a Apamagis apoia e está participando doando dois mil kits de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A abertura do evento foi realizada no Salão do Júri da Corte bandeirante, com as presenças do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão; do presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia; do vice-presidente Artur Beretta da Silveira; do corregedor-geral da Justiça, Francisco Eduardo Loureiro; e do presidente do TRF3, Carlos Muta, entre outras autoridades. Após a solenidade, todos se dirigiram à Praça da Sé, onde o evento se estenderá até sexta-feira (17/5), na Praça da Sé.

Magistrados e outras autoridades na Praça da Sé | Foto: Alexandre Boiczar

O presidente Thiago Massad, da Apamagis, e os 1º e 2ª vices, Walter Barone e Laura de Mattos Almeida, estiveram na solenidade de abertura e também na Praça da Sé, onde estão instaladas as unidades – inclusive a da Apamagis para a distribuição dos kits de higiene – de atendimento à população em situação de rua, que, até sexta-feira, terá acesso a serviços públicos, assistência social, saúde e Justiça, graças ao empenho e atuação dos poderes públicos da União, Estados e Municípios, em todo o território nacional.

Solenidade de abertura no TJSP | Foto: Alexandre Boiczar

Para o presidente Thiago Massad, é uma honra para a Associação apoiar as ações desenvolvidas pelo Pop Rua Jud Sampa e o Registre-se!. “Temos um compromisso inalienável, como entidade, de contribuir com melhorias para toda a sociedade. Por isso, temos essa parceria institucional com a organização do evento e também na distribuição de insumos para a população que mais precisa”, ressaltou Thiago Massad.

Ministro Luis Felipe Salomão | Foto: Alexandre Boiczar

A média diária estimada de atendimento na Praça da Sé, nesses dias, é de 3 mil pessoas, com serviços como emissão de documentos, requerimentos de benefícios do INSS, cadastro e atualização em programas sociais, orientações jurídicas e sobre violência contra a mulher, oportunidades de emprego, seguro-desemprego, FGTS, vacinação contra covid, serviços para pets e corte de cabelo, entre outros.

Laura de Mattos Almeida | Foto: Alexandre Boiczar

Instituído pelo CNJ, o Pop Jud Rua atende às diretrizes da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, está na sua quarta edição, é organizada pelo TRF3 e TJSP e ocorre simultaneamente à 2ª Semana Nacional do Registro Civil (Registre-se!).

Abertura do Pop Rua Jud Sampa e Registre-se!

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, ressaltou a atuação dos juízes no exercício da cidadania. “Cada juiz, nas mais diversas Comarcas e Varas, realiza, silenciosamente, um trabalho de enorme alcance social. Cada juiz sabe o quanto sua atuação representa para recompor o tecido social e restabelecer a paz. Quando realizamos um evento como esse, o diferencial extraordinário é que se trata de uma política pública e, também, podemos conferir ampla visibilidade ao trabalho que nos gratifica: atender e atingir quem mais necessita da Justiça”, destacou.

Solenidade no TJSP | Foto: Alexandre Boiczar

Em 2023, quando exercia o cargo de corregedor-geral da Corte paulista, Fernando Antonio Torres Garcia foi o responsável pela 1ª edição do Registre-se!. “Foi um momento histórico na Justiça brasileira. Aquele trabalho pioneiro, ideia do ministro Luis Felipe Salomão, floresceu. E, tenho certeza, vai render frutos por muitos anos”, frisou o presidente do TJSP.

Thiago Massad e ministro Luis Felipe Salomão | Foto: Alexandre Boiczar

O corregedor-geral da Justiça do TJSP, Francisco Eduardo Loureiro, ponderou sobre a necessidade do registro civil para a vida em sociedade. “Toda pessoa é sujeita de direito, mas entre ter e exercer esse direito há um abismo. Um obstáculo é a falta de documento. Pode parecer simples, mas, sem isso, ela não consegue sequer um benefício. Esse mutirão é um trabalho de resgate da dignidade e a possibilidade de que as pessoas não apenas tenham direitos, mas possam exercê-los”, discursou o corregedor-geral da Justiça.

Tenda da Apamagis na Praça da Sé | Foto: Arquivo Pessoal

O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, discorreu sobre a união de esforços das dezenas de instituições que colaboram com o Pop Rua Jud e o Registre-se!. “São milhares de invisíveis sociais que atenderemos na Praça da Sé, cumprindo nosso compromisso de fazer deste um país melhor”, enfatizou o presidente do TRF3.

O presidente da Arpen-Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil), Gustavo Fiscarelli, discursou sobre a relevância da documentação civil na vida da população. “Conferir cidadania faz parte do dia a dia do registrador civil, faz parte da nossa rotina. Mas, em eventos como esse, em que nos unimos a outras instituições com esse propósito, podemos também externar a fraternidade e a união”, destacou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), em relação às diligências realizadas nesta data, referentes à […]

  • Na próxima semana, dia 26/6, o Departamento Feminino e de Ação Social promoverá um almoço […]

  • O Jantar do Dia dos Namorados, planejado pelo Departamento Feminino e de Ação Social da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS